Zuppy no Deserto do Atacama

Você deve ter percebido pelas fotos postadas no Facebook, que em março deste ano (2013) o Zuppy foi para o Chile e adivinhe só??? Foi conhecer o fabuloso Deserto do Atacama.

Para quem não sabe, este é considerado o deserto mais árido do mundo e por lá, além do próprio deserto, você encontra ainda lagunas de cores mágicas, salar, vulcões, llamas, flamingos e muito mais.

Deserto do Atacama 1
Onde fica

O Deserto do Atacama está localizado ao norte do Chile, fazendo fronteira com a Bolívia e Argentina.

Como chegar ao Atacama

Não existem ainda, voos diretos para o Atacama saindo do Brasil. Você terá que fazer uma conexão em Santiago, capital chilena. E a cidade onde você irá desembarcar, chama-se Calama.

Calama está a uma distância aproximada de 2h voo de Santiago. E é considerada uma opção para quem quiser se hospedar por lá. Mas, o nosso querido Zuppy acabou ficando hospedado na cidade de San Pedro do Atacama, onde a maior parte dos turistas prefere ficar.

Se você quiser saber quanto custa ou quanto tempo leva para chegar a Calama, a partir de sua cidade de origem, acesse o Zupper, faça uma pesquisa e encontre suas passagens para o Atacama.

Deserto do Atacama 3
O que ver e fazer

Muitas pessoas acham que não existe muita coisa para se fazer em um deserto, mas o Zuppy me contou tudo o que fez por lá e assim que você começar a ler o que vem abaixo, vai ver quantas atividades legais e cenários diferentes você poderá desfrutar.

San Pedro do Atacama

Como disse antes, esta é a cidade escolhida pela maior parte dos turistas para se hospedar no Atacama. Ela encontra-se a cerca de 1h de transfer do aeroporto de Calama. E atualmente possui uma boa estrutura para receber os turistas com hostels, hotéis convencionais e até aqueles bem mais
caros. Possui também restaurantes onde boa parte já aceita cartão de crédito, casas de câmbio e agências que oferecem uma grande variedade de tours por lá.

Tour de Bicicleta

Vai encontrar muitas agências que alugam bicicletas e o valor não é tão alto. Vale a pena alugar uma e, seguindo o mapa e as instruções de quem a alugou, seguir para conhecer lugares como Pukára de Quitor, garganta del diablo ou outros pontos que poderão te indicar.

Gêiseres del Tatio

Este é um passeio bem interessante! Você irá subir a uma altura aproximada de 4.300m e visitará uma enorme área que concentra um fenômeno da natureza que só é possível ver em poucos lugares do nosso planeta. Eu me refiro aos gêiseres! Aqueles orifícios na superfície da terra de onde saem a uma alta temperatura, jatos e vapores de água.

Valle de la Luna e de la Muerte

Quando chegar lá, vai entender porque recebeu esse nome. O terreno vai te lembrar imagens que você já viu, pela tv e revistas, da superfície da lua. Este vale apresenta incríveis formações rochosas, e ao mesmo tempo, dunas de areia, desfiladeiros e em um determinado período do ano uma leve camada branca de sal deixada pela chuva de fevereiro.

Lagunas Altiplanicas

Esse aqui foi o passeio que o Zuppy mais gostou. Também a uma elevada altitude, cerca de 4.000m, ele se deparou com duas lindas lagunas de uma coloração fascinante. São as lagunas Miscanti e Miñiques que há muitos anos atrás foram separadas por um vulcão.

Laguna Cejar

Uma espécie de Mar Morto mais próximo dos brasileiros, a Laguna Cejar possui águas com um alto índice de salinidade. Na realidade, esta aqui, você irá apenas ver, pois os cristais de sal que se formam em suas bordas, faz com que seja perigoso entrar nela. Mas na laguna logo ao lado, a de Piedra, você poderá entrar e boiar sem conseguir afundar, não importa o que você faça. Ela é menos salgada que a Cejar, mas ainda assim, conserva a propriedade de fazer flutuar quem nele entra.

Tour astronômico

Esse passeio só é possível fazer se a lua não estiver cheia, caso contrário, não será possível ver nada, pois o céu estará com muita iluminação. Mas se conseguir fazê-lo, vai através de um super telescópio, ver estrelas, constelações e tirar uma linda foto da lua.

Vulcões

Pois é, aqui existe uma série de vulcões ativos e aqueles que um dia o foram. E graças a eles, forma criados tours menos tradicionais (e que exigem mais do seu corpo), onde é possível subi-los. Alguns que entram nessa lista, são o Licancabur e o Lascar.

Especialidades gastronômicas

Aproveite também para saborear ingredientes típicos da região como a Quinoa, uma espécie de arroz, estilo integral, que acompanha muitos dos pratos servidos nos restaurantes de San Pedro de Atacama. Dizem ser um dos alimentos mais completos do mundo.

Se quiser ir mais além, prove a carne de llama que recheia as empanadas por lá e é servida também em forma de bisteca em alguns restaurantes. O prato típico que usa essa carne se chama Llamo a lo Pobre.

Deserto do Atacama 2
Dicas

– Leve roupas de frio e de calor. Dependendo do mês em que lá estiver, como março e abril por exemplo, vai pegar essas duas temperaturas. Muito calor próximo ao meio dia e frio à noite. Em alguns passeios como os gêiseres e as lagunas, faz muito frio, portanto não esqueça de levar luvas, cachecol e um gorro.

– Uma garrafa de água deve sempre acompanhar você. Esse deserto é o mais árido do mundo e definitivamente você deverá se hidratar. Há quem diga também que a água ajuda a amenizar os efeitos da altitude.

– Leve com você, durante os passeios, sempre alguns snacks em sua mochila. Nunca se sabe, pode bater uma fominha e não é em todo lugar que você vai encontrar barraquinhas vendendo coisas para você comer.

– Se optar por fazer passeios mais radicais, como o dos vulcões, opte sempre por uma agência séria. E respeite as instruções de seu guia.

– Em passeios como a Laguna Cejar e Gêiseres del Tatio, será possível banhar-se. Portanto, vá com o seu biquíni por baixo da roupa.

– Vá para o Atacama com o dinheiro que for precisar. O Zuppy viu apenas um caixa eletrônico por lá, e em determinados horários do dia, já não existia mais dinheiro disponível para fazer retiradas.

Atacama

Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Comente aqui

Pergunta de Segurança (CAPTCHA) *

    Destinos mais procurados

  1. Saiba aqui o que Buenos Aires tem de “tan querida”
  2. Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) – New York
  3. Dicas de como preparar sua bagagem de mão em uma viagem internacional de longa duração
  4. Conheça a cidade de Londres
  5. Fortaleza, Ceará
  6. Lugares para curtir a neve em Julho