Black Friday chegando! Todos a postos?

Logo mais vai acontecer nos Estados Unidos um evento um tanto quanto importante para os comerciantes e consumidores. E mais do que importante, este é um acontecimento muito esperado!

Esse evento, que na realidade tem a duração de um dia, chama-se “Black Friday” e marca presença no calendário dos amigos norte americanos, na quarta sexta-feira do mês de Novembro, todos os anos. Existem inclusive algumas histórias ou justificativas para esse dia.

Uma delas diz respeito à forma como o comércio americano apresentava os valores de suas finanças. Vermelho para um período de baixas vendas – como inclusive nós costumamos dizer quando chegamos ao final do mês – e preto para quando os valores começavam a melhorar. Coincidentemente, esse período, o de marcação preta (Black), entrava em vigor no final do mês de novembro, logo após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), quando era dada a largada às compras de Natal.

Outra história refere-se a um policial na Philadelphia que costumava fazer referência ao dia depois do Dia de Ação de Graças como um Black Day, Black Friday, por conta de todo o transtorno causado pela grande quantidade de pedestres e carros nas ruas desta cidade, que saiam em busca de seus presentes de Natal.

Essas são histórias ou não, que caracterizam um grande dia para o comércio nos Estados Unidos e que já há poucos anos, também impulsiona turistas a visitarem o país e fazerem umas comprinhas.

Black Friday

Nesse dia, geralmente as pessoas tiram ou “conseguem” o dia de folga para aproveitar as compras. Mas apesar de mobilizar tantos americanos, não é considerado um feriado propriamente dito como o Dia de Ação de Graças.

As lojas costumam abrir bem cedo, por volta das 4h da manhã, e antes disso, é comum ver pessoas paradas por horas em longas filas, desde o dia anterior, diante das portas esperando apenas que elas sejam destravadas e comecem a subir como uma cortina que guarda por detrás um grande espetáculo de preços arrasadores. Uma ótima forma de imaginar isso é pensar na cena do filme “Um Herói de Brinquedo” com Arnold Schwarzenegger, onde pessoas entram de forma desesperada na loja de brinquedos só para agarrar o tão procurado boneco sensação das crianças. Em algumas lojas e cidades, acaba sendo assim mesmo.

As cidades que mais fazem apelo a essa promoção são Nova York, Miami e Orlando, com lojas participantes como Best Buy, Sears, Walmart, Macy´s, entre outras.

Tamanha à proporção que esse dia tomou na mídia internacional, que desde 2010, até nós brasileiros passamos a comemorá-lo. O comércio, a princípio das grandes cidades, organizam-se para um dia de preços supostamente avassaladores para os consumidores brasileiros.
Esse ano, a esperada Black Friday 2014, vai acontecer no dia 28 de Novembro nos Estados Unidos.

Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Comente aqui

Pergunta de Segurança (CAPTCHA) *

    Destinos mais procurados

  1. Saiba aqui o que Buenos Aires tem de “tan querida”
  2. Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) – New York
  3. Dicas de como preparar sua bagagem de mão em uma viagem internacional de longa duração
  4. Conheça a cidade de Londres
  5. Fortaleza, Ceará
  6. Lugares para curtir a neve em Julho