Carnaval no Brasil

O feriado de Carnaval é um período muito aguardado pelos brasileiros. Principalmente por aqueles que aproveitam essa data para cair na folia e festejar o feriado que tanto caracteriza o Brasil perante nossos amigos estrangeiros.

Para alguns podem ser apenas dias de descanso, para escapar para um lugar bem tranquilo e relaxar. Mas para outros, é hora de subir em um avião e voar para cidades que sabem comemorar com grande alegria e curtição o Carnaval pelo Brasil.

Veja abaixo algumas cidades que saltam logo em nossa mente quando pensamos em Carnaval.

Rio de Janeiro

Com a fama de ser o maior Carnaval do mundo e um dos mais tradicionais do país, o carnaval no Rio tem seu ponto alto nos desfiles que acontecem no famoso Sambódromo da Marques de Sapucaí, onde conhecidas escolas de samba se preparam ao longo de alguns meses, enfeitando carros alegóricos, criando fantasias e ensaiando seus enredos.

O sambódromo localiza-se na avenida de mesmo nome e por ela passam na sexta-feira e sábado de Carnaval, escolas da Série A e domingo e segunda, as do Grupo Especial.

Entre esses grupos poderá ver escolas como Mangueira, Portela, Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Império da Tijuca, Estácio de Sá entre outras.

Além disso, existem também os tradicionais blocos de rua que embalam e envolvem aqueles que saem às ruas para pular o carnaval e se divertir. Alguns deles são: Banda de Ipanema, Cordão da Bola Preta, Carmelitas e outros.

Cada um deles tem seu ponto de concentração, em um bairro, em um ponto específico e depois seguem seu percurso por parte da cidade.

A região da Cinelândia é aquela que presencia a maior e mais organizada festa, mas você encontrará manifestações também em Ipanema, Santa Teresa, Copacabana e até mesmo nos Arcos da Lapa.

Existem ainda os tradicionais bailes temáticos do Scala Rio que acontecem todas as noites durante o Carnaval.

Para informações completas sobre o Carnaval do Rio, veja aqui a –
programação completa do Carnaval no Rio de Janeiro.

São Paulo

Mais uma cidade tradicionalmente conhecida pelos desfiles de suas escolas de samba. Aqui, o show acontece no Sambódromo do Anhembi, às margens de uma das principais vias da cidade, Marginal Tietê.

As escolas do Grupo Especial desfilam na sexta e sábado de Carnaval. E as do Grupo de Acesso, no domingo. Você encontrará nomes como Águia de Ouro, Mocidade Alegre, Rosas de Ouro, Nenê de Vila Matilde, entre outros.

Assim como o Rio, São Paulo também tem suas bandas e blocos de rua que estão cada vez mais organizados. E quem prepara os eventos oficiais de Carnaval nas ruas da cidade é a Associação das Bandas Carnavalescas de São Paulo.

Alguns dos blocos que sairão às ruas são: Banda Bantantã, Bloco da Ressaca, Banda do Fuxico, Banda do Trem Elétrico e outros. Cada uma terá também seu local de concentração, de onde o bloco irá sair para seu percurso de folia e entre eles estão o bairro da Bela Vista, Consolação, Centro e Barra Funda.

Outra entidade organiza também o pré carnaval Pholia na Luz que acontece entre a Estação da Luz e o Jardim da Luz.

Se quiser saber mais sobre a agenda do Carnaval na cidade de São Paulo, acesse aqui – programação completa do Carnaval de São Paulo.

Recife

O carnaval de Recife possui seus focos de folia espalhados por alguns bairros da cidade com desfiles de agremiações carnavalescas e conjuntos musicais que se apresentam em palanques pela cidade.

O maior e mais famoso bloco de Recife é o chamado Galo da Madrugada, que se apresenta aos sábados de carnaval, também chamado de sábado de Zé Pereira.

Esse bloco parte do Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José e após seu percurso, tem a dispersão na Rua do Sol. O bloco é composto por trios elétricos, carros alegóricos e o principal ritmo é o frevo.

O carnaval começa logo na sexta-feira à noite, com cortejos de maracatus, que geralmente acontecem no polo Marco Zero da cidade.

Além do Galo da Madrugada, existem outras agremiações e atrações como o Bloco da Saudade, Líricos, Maracatus, Caboclinhos, clubes de frevo e troças.

Para ter acesso ao que acontecerá na cidade, acesse aqui – a programação completa do Carnaval de Recife.

Olinda

Mundialmente famoso pelos desfiles dos gigantescos bonecos coloridos, o Carnaval de Olinda agita as ruas da cidade junto a seus foliões.

Acontece no centro histórico da cidade ou Cidade Alta e apresenta a beleza dos Bonecos de Olinda com mais de dois metros de altura e bem coloridos.

A cidade recebe milhares de turistas e possui aproximadamente 500 grupos carnavalescos, entre eles o Homem da Meia Noite, Pitombeira dos Quatro Cantos e Elefante de Olinda.

O grande ponto de encontro dos foliões e também de concentração dos blocos é na Prefeitura Municipal de Olinda.

Veja aqui – a programação do Carnaval de Olinda.

Salvador

Tão famoso quanto os carnavais do Rio e São Paulo, o Carnaval de Salvador encanta principalmente por seus famosos trios elétricos que carrega em meio a multidão dançante, bandas e cantores que embalam o público ao som de axé e afroaxé.

A festa de Salvador começa geralmente na noite da quinta-feira e é festejada pelos foliões em 3 circuitos: Batatinha (centro histórico), Osmar (Campo Grande – Avenida Sete) e Dodô (Barra – Ondina).

Existem ainda os blocos carnavalescos como Olodum, Filhos de Gandhy e Timbalada.

Outras características do carnaval de Salvador são os abadás de carnaval que são vestimentas geralmente utilizadas nos blocos da cidade.

Acesse aqui – a programação do Carnaval de Salvador.

Passagem Aerea

Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Comente aqui

Pergunta de Segurança (CAPTCHA) *

    Destinos mais procurados

  1. Saiba aqui o que Buenos Aires tem de “tan querida”
  2. Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) – New York
  3. Dicas de como preparar sua bagagem de mão em uma viagem internacional de longa duração
  4. Conheça a cidade de Londres
  5. Lugares para curtir a neve em Julho
  6. Fortaleza, Ceará