Curitiba – Paraná

A cidade de Curitiba é uma excelente opção para você que está planejando uma viagem em um feriado prolongado. Ela é conhecida por ser super organizada, com lindíssimas construções, muito limpa e com um importante nível de desenvolvimento.

É considerada também um interessante modelo de urbanismo e possuidora de uma grande diversidade cultural por conta dos imigrantes que por ali passaram ao longo dos anos: italianos, poloneses, alemães, entre outros, que influenciaram a gastronomia, costumes e arquitetura da cidade.

Curitiba possui ainda muitos parques que esperam por você e sua família, símbolos de outra grande preocupação da cidade que é o cuidado com o meio ambiente. Mais um fator considerado em sua organização e urbanismo.

Tá a fim de saber mais sobre este destino e quem sabe planejar uma viagem para Curitiba? Então continue lendo abaixo algumas das informações que traremos para você!

Onde fica

Curitiba é a capital do estado do Paraná, localizada na região Sul do Brasil, em uma área chamada de Primeiro Planalto do Paraná. Encontra-se a cerca de 400Km de São Paulo e 840Km do Rio de Janeiro.

Curitiba, Paraná 3
Como chegar em Curitiba

Existem muitas opções de voos para você chegar em Curitiba. Dependendo de sua cidade de origem, você poderá voar de Avianca, Tam, Gol e Azul em voos diretos ou com conexões. Um voo direto saindo da cidade de São Paulo, por exemplo, pode levar de 50 minutos a 1 hora de voo. É bem rapidinho, não acha?

O aeroporto Internacional de Curitiba chama-se Afonso Pena e a sua sigla é CWB. Fique de olho porque frequentemente são lançadas algumas promoções de passagens aéreas para Curitiba e as tarifas são bem baratas.

Este aeroporto encontra-se a 18Km do centro de Curitiba e você pode se deslocar entre ele e o centro de taxi, alguns transfer executivos e o chamado Ligeirinho Aeroporto que é um ônibus comum que faz o trajeto entre o aeroporto de Curitiba e o Centro Cívico da cidade. Você consegue visualizar os horários dessa última opção aqui – www.urbs.curitiba.pr.gov.br.

Se quiser saber quanto custa uma passagem aérea para Curitiba, não hesite! Acesse o site da Zupper ou entre em contato com um de nossos consultores pelos telefones disponibilizados em nosso site.

Curitiba, Paraná 2
Quando ir para Curitiba?

A cidade de Curitiba é conhecida por ter as 4 estações em um só dia: friozinho de manhã, aquele calor ao meio dia, temperaturas amenas à tarde e às vezes acompanhada de uma chuvinha.

Por estar localizada na região Sul do Brasil, esta é uma cidade que pode ter um inverno rigoroso para os padrões brasileiros, mas com um menor índice de chuvas. A cidade já chegou a registrar temperaturas negativas nesse período. Já no verão, as temperaturas podem chegar aos 34°C e com maior ocorrência de chuvas.

Por isso, o período do outono pode ser uma boa pedida para você: temperaturas mais agradáveis e com menos incidência de chuvas como no verão.

Atente-se também ao calendário de eventos da cidade e ao fato de Curitiba receber muitos viajantes a negócios nos dias úteis. Isso pode fazer com que você encontre alguns hotéis mais cheios nos dias da semana.

Onde ficar em Curitiba

Para se hospedar em Curitiba, as indicações são pelos bairros do Centro e Batel. A primeira região porque concentra as opções de transporte para de lá conhecer a cidade, e também porque poderá caminhar até alguns atrativos. A segunda opção, porque no Batel está concentrada uma boa quantidade de restaurantes e locais para curtir a vida noturna na cidade. Lá você encontrará casas mais sofisticadas e boas opções de hotéis.

Curitiba, Paraná 4
O que fazer em Curitiba

Apesar de Curitiba ser uma cidade que recebe muitos viajantes a negócios, sem dúvida possui fantásticas opções para quem viaja a lazer e quer conhecer as melhores atrações da cidade. Veja abaixo algumas delas e escolha qual fará parte de seu roteiro (ou quem sabe todas!).

Jardim Botânico

Aposto que toda vez que procurou por Curitiba na internet, essa foi uma das mais recorrentes imagens que encontrou: o Jardim Botânico de Curitiba e a famosa Estufa de Vidro. Esta atração foi inaugurada em 1991 e é um dos atrativos mais visitados da cidade.

O projeto foi inspirado nos jardins franceses e tem um florido tapete natural à frente. Espero que em sua visita possa vê-lo dessa forma. Dentro da estufa você poderá encontrar muitas espécies de plantas da Mata Atlântica.

Teatro Ópera de Arame

A Ópera de Arame é outra grande atração da cidade de Curitiba! Esse teatro de formato circular possui uma estrutura tubular de metal com paredes e tetos transparentes e bancos do auditório que tem como base uma estrutura feita de arames. Foi inaugurada em 1992.

O acesso ao teatro se dá por uma passarela feita com a mesma estrutura metálica, tendo abaixo dela um lago que à noite transforma-se em um fantástico espelho.

Bem ao lado desse teatro encontra-se o Parque das Pedreiras. Uma área verde bem legal para um passeio e que de acordo com a agenda da cidade recebe também alguns shows e atrações ao ar livre.

Esse parque homenageia o escritor curitibano Paulo Leminski.

Rua 24 Horas

Conhecida rua de comércio da cidade de Curitiba, como uma galeria aberta, com uma característica estrutura em arcos de metal. Em cada uma das pontas dessa rua, em ambas as fachadas, existem dois grandes relógios que fazem referência ao nome da rua.

Um dos arquitetos que a projetou, participou também do projeto da estufa do Jardim Botânico da cidade.

Centro histórico

Como muitas capitais brasileiras, a cidade de Curitiba também tem o seu centro histórico e ele começa na chamada Praça João Cândido. Próximo a esse local ou tendo-o como ponto de partida, você encontrará o Relógio das Flores, Museu Paranaense, Memorial de Curitiba, Solar do Rosário, Fundação Wolf e outros.

Museu Oscar Niemeyer

Magnífica obra de Oscar Niemeyer, este complexo que abriga dois prédios em uma área de 35 mil metros quadrados é um museu que acolhe obras contemporâneas. Um desses prédios possui o formato de um olho, uma verdadeira obra arquitetônica.

Além das obras permanentes, o museu abriga exposições temporárias. Se quiser saber o que está rolando por lá, confira a programação no site do museu – www.museuoscarniemeyer.org.br

Relógio das Flores

Na Praça Garibaldi, centro histórico, você encontrará um relógio com 8 metros de diâmetros que funciona a base de quartzo e sobre uma área toda florida. As flores plantadas mudam de acordo com a estação do ano.

Este foi um presente da família Rosenmann para a cidade em 1972. Uma atração onde os viajantes adoram tirar fotos com o conhecido Palácio Garibaldi ao fundo.

Parques

A cidade de Curitiba é dona de alguns belos parques para você conhecer durante sua viagem. Um deles é o Barigui que possui lago, pista de corrida, lanchonetes, quiosques, churrasqueiras, espaços para exposições e abriga ainda o Museu do Automóvel. É considerada uma importante área de lazer da cidade.

Outros parques da cidade são o Bosque do Alemão que possui uma sala de concerto chamada Oratório Bach e uma interessante trilha que mostra a história de João e Maria dos irmãos Grimm; o Bosque do Papa João Paulo II; Tanguá; Tingui (sede do Memorial Ucraniano) e outros.

Mercado Municipal

O tradicional mercado municipal da cidade, fundado em 1958, é outro endereço de compras de Curitiba. Lá você encontrará produtos orgânicos, temperos, queijos, carnes exóticas, utensílios domésticos e de decoração, presentes e muito mais.

Como todo bom mercado municipal que se preze, aqui existe também uma praça de alimentação bem servida de restaurantes de todos os tipos de cozinha: massas, comida oriental, carnes, comida orgânica e muito mais.

Para saber o horário de funcionamento, acesse o site do mercado antes de visitar – mercadomunicipaldecuritiba.com.br

Feira do Largo da Ordem

Um bom programa para um dia de domingo. Esta feira está localizada no centro histórico de Curitiba e nela você encontra centenas de barraquinhas com artigos de antiguidade, artesanato, brinquedos, roupas e comidas.

Você poderá encontrar também algumas exposições e apresentações de músicos por lá.

Torre Panorâmica

Conhecida também pelos nomes Torre das Mercês (pois está localizada no bairro das Mercês) ou Torre da Telepar, esta torre de telecomunicações oferece uma visão de toda a cidade de Curitiba em 360 graus. Uma boa opção para uma vista panorâmica da cidade.

Caros viajantes, essas são apenas algumas das atrações principais de Curitiba. Além delas você poderá também passear pelo bairro Santa Felicidade, conhecer a Arena da Baixada, passear de bicicleta, visitar outros museus, shoppings e muito mais.

O que comer

Existem algumas zonas da cidade que possuem suas especialidades gastronômicas. No bairro Santa Felicidade, por exemplo, você encontrará boas opções de rodízios de massas. No bairro São Lourenço encontrará opções de pescados. Mas para saborear a gastronomia local, talvez seja interessante você dar uma passadinha pelo Bigorrilho e Batel.

É possível perceber claramente a influência dos imigrantes europeus nos sabores desta cidade. E existem ainda algumas comidas que você não pode deixar de provar.

A carne de onça, por exemplo, servida em muitos botecos da cidade, é um bom aperitivo da região. Apenas não se engane, pois essa carne não é de onça. Na verdade é feita com carne bovina como coxão mole e patinho. É uma carne moída crua e bem temperada servida em um pedaço de broa. Um influência alemã.

Outra interessante opção, dessa vez sem ter nada cru, é o Barreado. De origem portuguesa consiste em carne cozida em panela de barro por cerca de 20 horas e servida desfiada com farinha de trigo e arroz. O caldo da carne costuma ser mais grosso.

O pinhão é também outra iguaria da região muito presente nas festas ou como complemento a outros pratos saborosos.

Eventos

Alguns dos principais eventos que acontecem na cidade de Curitiba são o Festival de Teatro e a Oficina de Música.

O Festival de Teatro de Curitiba é um dos mais importantes do Brasil. Durante o evento muitas peças são apresentadas inclusive por praças e algumas vias públicas. Ela reúne grupos de todo o país e sua primeira edição aconteceu em 1992. Até o momento já foram realizados mais de 5 mil espetáculos. Aqui você consegue acessar mais informações sobre este evento – http://festivaldecuritiba.com.br.

A Oficina de Música é outro evento que enche a cidade de arte por quase 1 mês. Mas dessa vez, de música. Concertos de música MPB e erudita espalham-se por Curitiba entre parques, teatros, praças e outros pontos. O evento acontece no mês de janeiro e aqui você encontra mais informações sobre ele – www.oficinademusica.org.br.

Dicas

Se em sua visita à Curitiba tiver alguns dias sobrando em seu roteiro, tente realizar alguns passeios que vão além dela. Uma das opções seria o passeio de trem para Morretes.

Esse passeio parte de Curitiba em direção a cidade de Morretes em um percurso de aproximadamente 110km que permeia a região da Serra do Mar Paranaense. São 3h de viagem, aproximadamente. No destino você poderá experimentar uma gastronomia típica, apreciar o artesanato local e passear por ruas estreitas desta cidade.

Além deste, você pode também percorrer a Estrada Graciosa de carro (trecho de aproximadamente 30Km); o Caminho do Vinho pela Colônia Mergulhão, com casas e propriedades rurais, adegas, restaurantes e cantinas; ou até mesmo ir à Ilha do Mel, cerca de 2h de distância em ônibus.

Links externos

Aeroporto de Curitiba
www.turismo.curitiba.pr.gov.br

Curitiba, Parana

Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Comente aqui

Pergunta de Segurança (CAPTCHA) *

    Destinos mais procurados

  1. Saiba aqui o que Buenos Aires tem de “tan querida”
  2. Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) – New York
  3. Dicas de como preparar sua bagagem de mão em uma viagem internacional de longa duração
  4. Conheça a cidade de Londres
  5. Fortaleza, Ceará
  6. Lugares para curtir a neve em Julho