Dicas de Aruba

O Zuppy conseguiu alguns dias de descanso no final do mês de Julho/14.

Depois de muito procurar por um lugar com um clima agradável nesse período do ano e não muito cheio de turistas, como a Disney, por exemplo, nosso querido passarinho encontrou a sua opção: Caribe… Aruba!

Você pode até pensar que talvez não seja uma boa escolha por conta dos furacões, afinal, o período em que eles podem acontecer é geralmente entre junho e novembro, mas, aqui vai a primeira dica para você sobre esse destino: assim como Curaçau e Bonaire, a ilha de Aruba fica fora da rota de furacões, sendo remota a possibilidade desse fenômeno ocorrer por lá.

Após definir seu destino, nosso Zuppy realizou mais algumas pesquisas e um pouco do que descobriu e consequentemente viveu por lá, você vai encontrar logo abaixo.

Aruba Onde fica
Onde fica Aruba

Aruba é uma das ilhas do Caribe mais próximas a nós, brasileiros. Está localizada próxima ao litoral da Venezuela, a apenas 30 Km da Península de Maracaibo.

Por muitos anos esteve sob o total domínio holandês, mas hoje é considerada uma ilha independente, porém autônoma da Holanda. Não é uma ilha muito grande. Possui apenas 180 Km2 de área e é possível atravessá-la de uma ponta a outra em algumas poucas horas.

A sua moeda local é o florin, e apesar de grande parte da população falar muito bem o espanhol e o inglês, a língua oficial de Aruba é o papiamento.

Aruba Como chegar
Como chegar

Muitas companhias aéreas operam o destino de Aruba, mas provavelmente, mesmo com embarque em São Paulo, será necessário fazer uma conexão para chegar a essa ilha.

Lan Chile, Delta, Copa Airlines, American Airlines, United, Gol e Avianca, são companhias aéreas que operam voos para a ilha.

Um voo da Avianca, por exemplo, fará conexão em Bogotá, na Colômbia, para depois seguir a Aruba. De São Paulo para Bogotá são 6h de voo, seguido por mais 2h de voo entre Bogotá a Aruba.

Apenas atente-se ao comprar sua passagem com uma companhia aérea americana. Muito provavelmente seu voo fará conexão nos Estados Unidos e portanto será necessário ter o visto americano para seu trânsito no país.

Se quiser saber quanto custa uma passagem para Aruba, faça uma pesquisa no site da Zupper nas datas que desejar.

Aruba Quando ir
Quando ir a Aruba

Os próprios moradores dizem que não tem tempo ruim em Aruba. A temperatura é sempre agradável em quase todos os meses do ano, variando de 25°C a 33°C. Existem apenas algumas ocorrências de chuva nos meses de outubro e janeiro, mas com curta duração.

Se preferir menos trânsito de turistas, evite o período de cruzeiros na ilha. Muitos atracam por lá e os cruzeiristas descem para conhecer a ilha e fazer seus passeios.

Apesar do Zuppy não ter tido problemas com um alto fluxo de turistas no final de julho, é entre esse mês e agosto, e também entre dezembro e fevereiro, que encontra-se operíodo de alta temporada nesse destino.

Aruba Onde ficar
Onde ficar em Aruba

Aruba é uma ilha que possui muitas opções de hospedagem. Desde aquelas mais luxuosas e caras até aquelas que cabem no seu bolso.

Se quiser ficar na região mais badalada, hospede-se em Palm Beach. Lá estão os chamados resorts “pé na areia” e um grande número de comércio e restaurantes que agradam os viajantes.

Se quiser algo um pouco mais barato, mas não tão longe da praia, precisando apenas atravessar uma rua, a região de Eagle Beach será perfeita.

Em Oranjestad, capital da ilha, estão hotéis como Renaissance, com um valor maior de diária, e você não vai encontrar muitas praias onde poderá banhar-se por perto.

Fato é que existem opções em grande parte da ilha. Sejam elas mais próximas a praia ou menos: Resorts, hotéis, pousadas e até casas alugadas por um curto período.

Aruba Como se locomover
Como se locomover

Alugar carro em Aruba é algo muito importante. Você terá maior independência para conhecer as praias que quiser, quando quiser e ficar o tempo que desejar.

É verdade que existe transporte público por lá, o ônibus coletivo, que passa por grande parte da ilha. E o preço não é tão caro, veja – ônibus em Aruba.

Porém, o carro irá te ajudar inclusive se optar por um meio de hospedagem mais barato, não tão perto da praia. E estacionar nessa ilha é algo muito mais fácil do que em Miami. Existem bolsões de estacionamento que não são pagos, inclusive em frente a maioria das praias que você irá visitar.

Você pode contar ainda com os taxis. O Zuppy não chegou a utilizar, mas os amigos que fez por lá, disseram que não é nada abusivo.

Aruba O que fazer
O que fazer em Aruba

A ilha de Aruba, apesar de não ter uma área muito vasta, possui atrações que agradam a todos. Desde casais que a visitam para passar a lua de mel, famílias com crianças pequenas ou adolescentes, grupos de amigos que querem curtir a noite e os cassinos, entre outros.

National Park Arikok

Esse é o parque nacional da ilha de Aruba. Ele encontra-se na parte oposta às atrações mais visitadas de Aruba, ou seja, na parte norte da ilha. A visita a esse parque mostra ao visitante que a ilha possui uma parte desértica também, com vegetação formada por cactos, terra mais seca e algumas cavernas para explorar como a Guadirikiri.

Na entrada do parque, você deverá comprar o seu ingresso de visitação e também retirar o seu mapa. Esse será muito importante para saber quais caminhos você pode percorrer, pois existem trilhas que não poderão ser feitas em carros convencionais. Será preciso alugar um 4×4.

Uma alternativa para não ter que ficar vários dias com esse tipo de veículo é contratar um dos muitos tours oferecidos na ilha.

Praias

Sem dúvida o cartão postal de Aruba são suas deslumbrantes praias de areias claras e águas transparentes onde, ao olhar de longe, se transforma em um lindo azul esmeralda, um verdadeiro mar do Caribe.

Existem aquelas mais visitadas, com maior estrutura para acolher os turistas e as menos visitadas.

A praia de Palm Beach é considerada o “quintal” dos resorts de Aruba que se encontram nessa área. Consequentemente é uma praia sempre cheia de turistas. E as cadeiras que encontrar por lá, na maior parte, pertencerão a esses resorts.

Seguindo a orla, em direção a Baby Beach, ainda na parte sul, encontrará outras praias como Eagle Beach, Manchebo Beach, Divi Beach e Druif Beach.

A primeira mencionada, também é muito freqüentada pelos turistas hospedados nos hotéis próximos a ela, que não são “pé na areia”, mas estão a apenas uma pista de mão dupla de distância. Aqui, existem mais espaços para colocar a sua canga, ou se preferir, alugar umas cadeiras e guarda sol. É também uma boa opção para alugar um jet ski e viver um pouco essa experiência.

Seguindo a mesma linha, aproveite para conhecer a Mangel Beach. Uma praia de águas mais rasas perto de um mangue.

E finalmente, não deixe de curtir a Baby Beach. Uma praia mais freqüentada por moradores da ilha, principalmente aqueles que moram em San Nicolás e aproveitam o mar e o sol aos finais de semana. Aproveite ainda para alugar um equipamento de snorkel com poucos dólares e ver uma imensidade de peixes na boca entre a praia e o mar aberto.

No caminho do farol, na ponta oposta, existem também outras praias como Arishi Beach, mas aqui elas possuem uma faixa de areia menor ou quase nada.

Natural Bridge

Como o próprio nome diz, é uma formação rochosa que representa uma grande ponte sobre o mar e está localizada dentro do Parque Arikok. Aqui, dependendo do estado da estrada, é possível chegar com um veículo convencional.

Natural Pool

Esse atrativo encontra-se também dentro do Arikok Park, porém o trajeto só pode ser realizado em veÌculo 4×4. O terreno exige esse tipo de veículo. Inclusive, quando você aluga um carro por lá, as próprias locadoras, muitas vezes, pedem para que não ande com o veículo nessa área.

Compras

Bem… muitos dizem que Aruba, por ter um imposto muito baixo, representa um bom destino de compras. Mas o Zuppy que por lá esteve, e que no ano passado visitou Miami, disse que a história não é bem assim.

Em Palm Beach existem pelo menos uns dois shoppings com lojas de marcas internacionais como a Tommy Hilfiger, Gucci, Nike e muitas outras. Porém, os preços e a variedade de produtos não eram tão vantajosos.

Mas ele recomenda que faça a visita a esses locais e tire suas próprias conclusões!

Em Palm Beach, visite o Paseo Herencia e Palm Beach Plaza Mall. Em Oranjestad, conheça o Renaissance Mall e Market Place. Reserve ainda umas horas para percorrer as calçadas de Oranjestad que possui uma grande quantidade de outras lojas, além da rua interna
Caya G. F. Betico Croes, a famosa rua do bondinho de Aruba, com lojas mais populares e outras como a Victoria Secret’s, Nike e etc.

Goldmine

A antiga e abandonada mina de ouro da ilha de Aruba. Localizada também no parque Arikok, uma de suas primeiras paradas por lá, antes de seguir para a Natural Bridge.

Atividades no mar

Reserve uma graninha para fazer algumas das atividades no mar. Algumas não custam tanto como, alugar equipamento de snorkel em Baby Beach, uma prancha para arriscar o stand up paddle ou ainda um caiaque.

Outros são mais carinhos como o aluguel de um jet ski ou passeio de parasailing, para aqueles que curtem uma adrenalina.

Mas todos valem muito a pena!

Tours em Aruba

Exitem muitas agências de tours em Aruba que oferecem pequenos cruzeiros em catamarã para ver o por do sol, praticar snorkel em águas pouco mais profundas que as praias ou com jantares a bordo.

Muitas delas encontram-se em Palm Beach, mas se não ficar hospedado por lá, não se preocupe. Seu hotel com certeza terá folhetos e indicações para você.

Aruba Onde comer
Onde comer em Aruba

Obviamente vou começar por Palm Beach. É incrível como você encontra tudo por aqui. Desde fast foods como McDonald’s e Burger King até restaurantes mais razoáveis como aqueles que ficam próximos ao Radisson Aruba e Riu Palace Aruba.

Se estiver por aqui, a dica do Zuppy é que você experimente os pratos de carnes defumadas do Smokey Joe’s.

Em Oranjestad encontrará também boas opções de restaurantes.

Aruba Dicas
Dicas de Aruba

Uma dica muito boa para você que vai passar uns dias em Aruba é alugar um carro. Dessa forma, poderá visitar todas as praias que desejar, e ficar nela quanto tempo quiser. O Zuppy o fez e achou que foi realmente uma boa escolha.

Outra importante dica, muito válida inclusive se tiver alugado um carro é, levar umas comidinhas com você para a praia.

Diferente das praias brasileiras, as de Aruba não tem aquelas barraquinhas que vendem porções, bebidas e tal. Para não dizer que elas não existem, o Zuppy viu algo mais para restaurante do que barraquinha na Eagle Beach, Roger’s Beach e Baby Beach. Portanto, seria interessante passar em um mercado antes, comprar uns petiscos e ir para a praia.

Próximo a Eagle Beach, às margens da rodovia, existe um supermercado onde você poderá comprar alguns petiscos (inclusive frutas frescas picas), que é o Super Food Plaza. Você pode também comprar um bolsa de isopor para colocar suas bebidas. Alguns hotéis possuem máquinas de gelo gratuitas.

Sobre qual dinheiro levar, fique tranqüilo. Apesar da moeda oficial ser o Florin, o dólar é muito bem aceito em todos os lugares.

Links externos

br-prod.aruba.com

Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Comente aqui

Pergunta de Segurança (CAPTCHA) *

    Destinos mais procurados

  1. Saiba aqui o que Buenos Aires tem de “tan querida”
  2. Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) – New York
  3. Dicas de como preparar sua bagagem de mão em uma viagem internacional de longa duração
  4. Conheça a cidade de Londres
  5. Fortaleza, Ceará
  6. Lugares para curtir a neve em Julho