Uma noite no aeroporto

Muitos viajantes já tiveram que passar a noite em um aeroporto, seja porque pensaram em economizar uma noite de hotel ou porque tiveram o voo cancelado. O fato é que inúmeras situações podem levar a isso e vamos demonstrar algumas abaixo.

Por sua própria vontade

Um dos motivos que te levam a dormir em um aeroporto é quando você decide economizar uma noite em um hotel. E essa experiência pode ser bem ou mal sucedida de acordo com o seu espírito aventureiro e a estrutura oferecida pelo aeroporto onde você irá pernoitar.

Você pode até pensar: “Poxa, existem lojas e restaurantes por lá!”. Mas lembre-se que elas podem não ficar abertas a noite toda e as cadeiras disponíveis para você passar a noite, podem não ser tão confortáveis assim. E portanto, o barato pode sair caro pelo desconforto que poderá enfrentar.

Um outra situação é você ter escolhido, no momento da aquisição de suas passagens, um voo que tivesse um pernoite na cidade de conexão, por ser mais barato. Aqui, o desconforto poderá também existir. Uma dica? Faça uma pesquisa antes sobre o aeroporto em questão e suas proximidades. Alguns deles podem oferecer algum hotel dentro ou bem próximo a ele. Mas para que isso valha mesmo a pena, veja quanto custaria uma noite de hospedagem e compare com a diferença de adquirir um voo onde não exista esse pernoite. É tudo uma questão de colocar na ponta do lápis.

Quando você não tem escolha

Viajantes também já se frustraram ao chegar ao aeroporto e momentos antes de embarcar, descobrir que seu voo foi cancelado, seja pela própria vontade da companhia aérea em realocar os passageiros ou por alguma intempérie da natureza.

Vulcões podem entrar em erupção, tornados acontecerem ou a mais simples situação de falta de visibilidade para levantar voo.

Aqui no Brasil, a ANAC apresenta um documento que orienta o passageiro em como negociar com a companhia aérea, benefícios para resolver seu problema. Basta acessar aqui esse documento – www2.anac.gov.br.

Contudo, fora do Brasil, as regras podem ser outras e você terá que negociar diretamente com a companhia aérea escolhida.

Independente de qual for a situação, nosso mascote Zuppy, como sempre, tem umas dicas para dar a você. Ainda que por precaução (quando não está em seus planos pernoitar), considere segui-las.

Dicas

– Pesquise se o aeroporto oferece opções de hospedagem dentro dele ou nas proximidades e veja o preço das tarifas.
– Veja se a sua companhia aérea possui um lounge dentro do aeroporto para acolher seus passageiros, se o seu bilhete permite o uso e se não, veja se por meio de uma taxa a ser paga, existe a possibilidade de utilizá-lo.
– Leve com você algumas coisinhas para passar o tempo como um livro, ipod, notebook ou outros.
– Por falar em notebook, veja como funciona a questão do uso da internet wi-fi dentro do aeroporto e como utilizá-la.
– Já que falamos em eletrônicos, considere que a bateria pode acabar e ter carregadores à mão seria bem interessante. Lembre-se também que a tomada de outros países podem “pedir” plugs diferentes. Veja se o seu será compatível. Caso não seja, um adaptador universal pode ser a sua solução.
– Se as lanchonetes fecharem, ou não existir nenhuma por lá, compre algo para comer e beber durante esse tempo.
– Se sua bagagem já estiver em trânsito, e ficar só com a mala de mão, considere levar uma muda de roupa ou pelo menos um desodorante para dar uma reforçada na proteção, rs.
– Um travesseirinho seria também algo que afastaria de você o torcicolo.
– Se pegar no sono, lembre-se de acionar o despertador do seu celular para não perder o horário do seu voo.
– E a mais importante das dicas, caso esteja viajando sozinho, mantenha sua bagagem perto de você, para que ninguém tire ou coloque nada nela…

Existe um site bem interessante com relatos e dicas de pessoas que já viveram a experiência de passar a noite em um aeroporto. Deixo o link aqui para que você dê uma olhada depois www.sleepinginairports.net.

E você? Tem alguma dica interessante para compartilhar conosco? Então coloque-a aqui nos comentário abaixo!

Passagem Aerea

Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Comente aqui

Pergunta de Segurança (CAPTCHA) *

    Destinos mais procurados

  1. Saiba aqui o que Buenos Aires tem de “tan querida”
  2. Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) – New York
  3. Dicas de como preparar sua bagagem de mão em uma viagem internacional de longa duração
  4. Conheça a cidade de Londres
  5. Fortaleza, Ceará
  6. Lugares para curtir a neve em Julho