Festas Juninas no Brasil

Estamos no mês em que acontecem as contagiantes festas onde dançamos, nos encontramos com os amigos e saboreamos guloseimas, que apesar de também existirem em outros períodos do ano, em junho ganham um sabor todo especial.

Para quem não sabe, essas festas foram trazidas ao Brasil principalmente pelos portugueses e em alguns casos, adaptadas ao nosso povo. A música, instrumentos e roupas, referem-se aos camponeses deste país. E os balões, fogos e outras decorações de papel, são influência do povo asiático, absorvidos pelos portugueses no período dos descobrimentos.

Sua função original era a de homenagear santos como Santo Antônio, São João e São Pedro. E apesar de muitas comunidades ainda o fazerem, a atenção de seus frequentadores, muitas vezes, acaba se voltando para o milho verde, a canjica, a pamonha, o pinhão, quentão e companhia.

E o nordeste brasileiro, primeiro contato dos portugueses com o nosso país, acabou se tornando a região com as festas mais tradicionais e mais visitadas. Abaixo seguem as cidades com os arraiás mais famosos.

Campina Grande, Paraíba

Na cidade de Campina Grande, a festa junina é conhecida por ter o maior São João do Mundo. São praticamente 30 dias de festa, onde acontecem missas, quadrilhas, festivais e até um passeio de trem turístico chamado Expresso Forrozeiro, onde é possível fazer o trajeto Galante – Campina Grande, ao som do mais contagiante forró. No site da Festa Junina de Campina Grande, você confere a programação de 2015.

Mossoró, Rio Grande do Norte

Em Mossoró, o forró também anima os frequentadores da festa de São João. E aqui, você ouve tanto o forró pé-de-serra, como a sua versão eletrônica.

A Estação das Artes Elizeu Ventania, se transforma na Estação do Forró, e ali, barracas e palcos são montados para agitar a galera. Você consegue ver a programação na Fanpage do Mossoró Festa Junina.

Caruaru, Pernambuco

No Agreste de Pernambuco, em Caruaru, a festa também não é menor. São aproximadamente 200 shows distribuídos em 5 polos de animação. Vão acontecer muitos shows, comidas típicas e atividades culturais como a literatura de cordel e o festival de comidas gigantes. Nesse site, você confere a programação de 2015.

São Luís, Maranhão

E por último, a cidade de São Luís do Maranhão, com uma festa junina um pouco diferente que começa hoje (dia 12) e termina dia 29. E o que faz essa diferença é que aqui temos o Bumba-meu-boi. Uma festa tradicional afro-indígena que toma forma durante esse mês e resgata uma história do período colonial onde o boi de um fazendeiro foi morto, para satisfazer o desejo da esposa grávida de um de seus trabalhadores, mas que com a ajuda de curandeiros é ressuscitado, evitando assim que o autor do “causo” fosse castigado.

É destinada a todos os públicos, crianças e adultos, que espalham-se em grupo por toda a cidade participando de manifestações que envolvem danças como o Tambor de Crioula (de origem africana), Cacuriá e também as conhecidas quadrilhas.

Para mais informações, veja o site do Guia da Semana São Luís.

Passagem Aerea

Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Comente aqui

Pergunta de Segurança (CAPTCHA) *

    Destinos mais procurados

  1. Saiba aqui o que Buenos Aires tem de “tan querida”
  2. Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) – New York
  3. Dicas de como preparar sua bagagem de mão em uma viagem internacional de longa duração
  4. Conheça a cidade de Londres
  5. Fortaleza, Ceará
  6. Lugares para curtir a neve em Julho