Jericoacoara, Ceará

Dotada de uma beleza natural e exuberante, um ritmo de vida desacelerado e tranquilo, com ares de uma antiga vila de pescadores, é assim que o destino de Jericoacoara se apresenta a seus visitantes que partem com a sensação de ter vivido bons e merecidos dias de férias nesse local.

Esse destino paradisíaco, apesar de apresentar ainda uma natureza em grande parte intocada, tem estrutura para receber os viajantes que ali chegam para curtir momentos especiais.

Onde fica

A praia de Jericoacoara, tratada intimamente pelos turistas como Jeri, está localizada no município de Jijoca de Jericoacoara a aproximadamente 300 km de distância de Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste brasileiro.

Jericoacoara, Ceará. Zupper 2
Como chegar

Para chegar a Jericoacoara você terá que chegar primeiro em Fortaleza. Existem muitas companhias aéreas que voam para a cidade de Fortaleza como Tam, Avianca, Azul e Gol.

Um voo direto de São Paulo para Fortaleza dura aproximadamente 3:30h. O aeroporto dessa cidade chama-se Aeroporto Internacional Pinto Martins e é representado pela sigla FOR.

De Fortaleza a Jericoacoara a viagem de ônibus dura aproximadamente 5h. Esse ônibus chegará até a cidade de Jijoca e em seguida será necessário outro tipo de transporte, chamado jardineira que te levará pelas dunas, em um percurso de 23 km até Jericoacoara.

O tempo de viagem de Fortaleza para Jeri irá depender do tipo de transporte que você irá utilizar. Se alugar um carro, será mais rápido até Jijoca. Micro-ônibus e vans também são mais rápidos que ônibus rodoviário. E se optar por um transporte 4×4 desde Fortaleza, não será necessário trocar pela Jardineira em Jijoca. Será possível seguir direto a Jeri.

Se quiser saber quanto custa uma passagem para Fortaleza com a Zupper, acesse nosso site ou entre em contato com um de nossos zupper consultores.

Jericoacoara, Ceará. Zupper 3
Clima

Os primeiros meses do ano são marcados pela presença das chuvas que são as responsáveis por formar as tão desejadas lagoas de Jeri, sendo os meses entre Março e Abril os mais chuvosos. Mas isso não quer dizer que a chuva estará presente o dia todo. São apenas chuvas passageiras. Pois dizem que nesse paradisíaco destino, não tem tempo ruim.

No segundo semestre do ano, principalmente no mês de Agosto, os ventos sopram forte em Jericoacoara e a pacata vila de pescadores se transforma em um atraente destino para os praticantes de kitesurf e windsurf.

O calor está presente em Jericoacoara o ano todo. E o maior movimento de turistas concentra-se em Julho, Dezembro e Janeiro.

Onde ficar

A Vila de Jericoacoara tem poucas ruas e as principais são a Rua do Forró, Rua São Francisco e Rua Principal. Espalhadas entre elas estão pousadas, restaurantes e bares.

É claro que existirão em pequena quantidade se comparar a Fortaleza, mas isso se deve ao fato de Jeri ser realmente pequena.

Tente ficar próximo às ruas principais e à praia.

As ruas da vila são de areia (às vezes fofa) e por conta disso o meio de transporte que utilizará com mais frequência serão os seus pés. Se por acaso quiser realizar algum passeio mais distante, não se desespere. É possível contratar passeios de buggy.

Jericoacoara, Ceará. Zupper 4
O que ver e fazer

Ainda que Jericoacoara tenha uma vida desacelerada e tranquila (principalmente fora da alta temporada), isso não significa que não existam atrações e interessantes atividades para fazer por lá.

Duna do Pôr-do-sol

Um passeio clássico para fazer em Jeri é assistir ao fabuloso pôr-do-sol na duna que leva esse mesmo nome. Essa duna encontra-se no canto esquerdo da Praia de Jeri e tem cerca de 30m de altura.

À medida que o sol vai se pondo, as dunas mudam de coloração. Sem contar que pode ser uma opção bem romântica para você e seu par. Não se esqueça de levar a máquina fotográfica para registrar esse momento especial.

Pedra Furada

Definitivamente o cartão postal de Jericoacoara é a Pedra Furada.

Quando a maré está baixa, você pode chegar à Pedra Furada após uma caminhada de 30 minutos pela areia da praia. Para chegar lá, você terá que passar pela Praia Malhada. Mas existe também outro caminho, por cima das dunas, chamado de Serra do Serrote que pode ser utilizado quando a maré está alta.

As pessoas tiram fotos muito criativas por aqui: criando a ilusão de estarem dentro da pedra ou ainda do sol se pondo “dentro dela”.

Passeios de bugue (buggy)

Além de seus pés, o buggy poderá ser o seu meio de transporte alternativo. Será inclusive uma ótima opção para conhecer as redondezas de Jeri.

Dessa forma você poderá conhecer a Lagoa Azul, Lagoa do Paraíso, as praias do Riacho Doce e do Preá, e as Dunas da Barrinha.

A Praia de Tatajuba é outra opção de passeio que você poderá realizar de buggy. Trata-se de uma pequena vila de pescadores que foi soterrada pelas dunas ao longo dos anos e portanto teve que ser construída novamente às margens do rio. Ela está a 25 km de Jericoacoara, em Camocim.

Se preferir um passeio mais curto, tente a Lagoa do Cavalo Marinho. Serão aproximadamente 2 horas de passeio e se não quiser alugar um buggy, pode alugar um quadriciclo.

Compras

Você encontrará lojinhas de objetos de decoração e artesanatos espalhadas pelas ruas e vielas de Jeri, em maior número na Rua Principal. Não existem grandes shoppings, mas você encontrará pequenos pontos de venda de bijuterias, cerâmicas, roupas de verão e muito mais.

Lá você encontrará também a renda de bilro, produtos feitos com a palha de carnaúba, redes, a saborosa castanha de caju e muito mais.

Esportes

Se tiver espírito aventureiro ou gostar de esportes radicais, experimente fazer aulas de Windsurfe ou Kitesurf. Existem algumas escolinhas nas praias de Jeri e do Preá que podem dar aos visitantes as primeiras aulas desses esportes náuticos.

Tente também fazer um passeio de caiaque até a Vila Guriú, pelo manguezal. Surf e SUP (Stand Up & Paddle) também são outras opções que podem ser praticadas em Jeri.

Se não curtir passar tanto tempo assim na água, troque o mar pela areia e desça as dunas de Jericoacoara de Sand Board. Você pode alugar as pranchas na vila e curtir a descida na Duna do Pôr-do- sol.

Vida Noturna

A noite de Jeri também é animada. E tudo começa com as barracas de caipirinha na Rua Principal, perto da praia. Depois do “esquenta” você pode seguir para barzinhos com música ao vivo, baladinhas de samba e de forró.

Acho que já deu pra te convencer que essa é uma ótima opção de destino para você passar suas próximas férias, não é? Agora é só você se programar para conhecer esse paraíso em sua próxima viagem.

DICAS

Uma excelente dica que recebemos de uma querida pessoa que já fez parte da nossa equipe e já visitou esse destino maravilhoso foi o de curtir um contagiante forró no Forró da Dona Amelia. Existem dias certos para essa atração acontecer. No período em que nossa amiga fez sua visita, as noites de dança aconteciam às quartas e sábados.

A sequencia dessa noite dançante, que terminará provavelmente na madrugada, deve ser tradicionalmente finalizada na Padaria Santo Antonio com a companhia de um café da manhã fresquinho, e quem sabe, com aquele que foi seu par durante essa noite especial.

Jericoacoara, Ceará. Zupper 5
Links externos

www.jijocadejericoacoara.ce.gov.br

Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Comente aqui

Pergunta de Segurança (CAPTCHA) *

    Destinos mais procurados

  1. Saiba aqui o que Buenos Aires tem de “tan querida”
  2. Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) – New York
  3. Dicas de como preparar sua bagagem de mão em uma viagem internacional de longa duração
  4. Conheça a cidade de Londres
  5. Fortaleza, Ceará
  6. Lugares para curtir a neve em Julho