Lençóis Maranhenses

Um cenário de filme que só nós brasileiros temos, são os Lençóis Maranhenses. Intrigantes lagoas de águas cristalinas que surgem entre dunas de areias brancas. Acho que essa seria uma das melhores descrições para tal cenário.

E para provar que esse cenário é mesmo algo cinematográfico, saiba que nele já foram gravadas cenas das novelas “O Clone” e “Da cor do Pecado” e do longa metragem “Casa de Areia” com Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.

Os lençóis ficam dentro de um Parque Nacional chamado de Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e para chegar até ele existem algumas cidades que são consideradas suas portas de entrada.

Para saber mais sobre isso, continue a leitura e descubra o que fazer e como chegar até lá.

Onde fica

Como o próprio nome diz, os Lençóis Maranhenses ficam no estado do Maranhão e cidades como Barreirinhas, Atins e Santo Amaro são as cidades consideradas bases para quem vai visitar o parque.

Encontra-se às margens do Rio Preguiças, no nordeste do Maranhão e estende-se por cerca de 155 mil hectares do litoral maranhense.

Como chegar aos Lençóis

Se você não mora no estado ou região, para chegar até os lençóis vai ter que voar até a cidade de São Luís, capital do estado. O seu aeroporto é o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado e para conhecer sua estrutura e facilidades que oferece, acesse o site do Aeroporto de São Luís.

De lá, é necessário utilizar um serviço de transfer (rodoviário) ou ônibus intermunicipal até a cidade de Barreirinhas com duração de aproximadamente 3 horas.

Se tiver curiosidade, saiba que um voo direto para São Luís, saindo de São Paulo dura aproximadamente 3:30h. Mas muitas vezes, o mesmo pode ter escalas e nesse caso, o tempo pode variar bastante.

Para saber quanto custa uma passagem para São Luís, saindo da cidade de sua preferência, acesse nosso portal e faça uma pesquisa, ou então entre em contato com um de nossos atendentes.

Lençóis Maranhenses - Clima
Clima

A temperatura média na região dos lençóis é de 26°C. E mais importante do que diferenciar seu clima entre inverno ou verão, é diferenciá-lo entre estação seca e das chuvas.

A estação das chuvas ocorre entre os meses de Janeiro e Julho. Isso ajuda a controlar o ar seco dessa região aparentemente desértica e contribui para a formação do cenário que todos vão em busca de ver, ou seja, as lagoas entre as dunas do parque nacional.

Após esse período, entre Agosto e Dezembro, chega a estação da seca e as lagoas começam a secar. Portanto, se o que você quer é ver as lagoas formadas, tente viajar logo após o período das chuvas. De preferência entre os meses de Julho e Outubro.

Onde ficar

Você pode escolher entre as cidades de Barreirinhas, Santo Amaro e Atins para fazer a sua base, pois como disse anteriormente, são as portas de entrada para os Lençóis.

Caso queira saber a diferença entre elas, pode-se dizer que as cidades de Atins e Santo Amaro estão mais próximas das lagoas mais exclusivas e pouco exploradas do parque nacional, mas é em Barreirinhas que encontra-se a melhor estrutura hoteleira e receptiva ao turista com pousadas e hotéis mais bem preparados. Em Atins e Santo Amaro, as poucas opções de hospedagem que existem são mais rústicas.

Lençóis Maranhenses - O que Fazer
O que ver e fazer nos Lençóis Maranhenses

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

O parque nacional guarda o cenário de lagoas de água doce com seus tons azuis e verdes em meio a dunas de areia que podem ter até 40 metros de altura. As principais são as lagoas Bonita, Azul, do Peixe e da Gaivota.

Essas lagoas são formadas pela água das chuvas, fenômeno esse que ameniza o clima desértico da região.

Para chegar ao parque partindo de Barreirinhas, você deverá seguir pelo Rio Preguiças de barco de linha ou lanchas (mais rápidas) e depois utilizar um veículo com tração 4×4 para se locomover dentro do parque.

É importante ir sempre acompanhado de guias locais e autorizados que conhecem a região e podem te orientar para que você tenha uma boa e segura visita.

Passeio de Barco pelo Rio Preguiças

Um simples passeio de barco pelo Rio Preguiças até o Oceano Atlântico, por si só, já é um belo passeio cujo trajeto percorre manguezais, igarapés e vegetação típica da região como palmeiras de buriti e açaís.

Existem ainda algumas paradas para conhecer comunidades como Atins e Mandacaru, rústicas vilas de pescadores, sendo que na última é possível
visitar ainda o Farol Preguiças, com uma incrível vista panorâmica dos povoados mais próximos, do encontro do rio com o mar e de parte dos lençóis.

Basta consultar os operadores autorizados de lá para ver as opções e valores de passeios.

Centro de Barreinhas

Se desejar comprar algumas lembrancinhas, vá até o centrinho da cidade onde encontrará um pequeno comércio e produtos de artesanatos feitos também com a palha de buriti, matéria prima típica da região maranhense.

Santo Amaro do Maranhão

Esta é a cidade que guarda a entrada oeste do Parque dos Lençóis Maranhenses, lado este onde é possível ver dunas mais altas e lagoas mais exclusivas e belas.

Ao contrário de Barreirinhas, essa cidade é mais inexplorada turisticamente e portanto, para aqueles que curtem lugares mais rústicos e não tão afetados pelos efeitos do turismo de massa, esse é um lugar que devem conhecer.

Vida Noturna

No final do dia, se quiser um pouco de diversão, saiba que o entretenimento que existe por lá, mora nos restaurantes e bares localizados na Avenida Beira Rio, em Barreirinhas.

Eventos

Em São Luís e também em Barreirinhas acontece uma vez por ano o Lençóis Jazz e Blues Festival. São dois dias de evento em cada uma das cidades com shows apresentados por importantes nomes do blues e do jazz nacional.

Para saber mais sobre o festival e sua a programação, acesse: lencoisjazzeblues.com

DICA

Não deixe de passar e levar bastante protetor solar quando for ao parque dos lençóis, pois dependendo do período de sua visita, o sol é bem forte e não tem muito onde se proteger dentro do parque.

Há quem prefira fazer o passeio no período da tarde, aqueles que saem por volta das 13:30h, para poder ver o pôr do sol.

Links externos

www.parquelencois.com.br
www.turismo.ma.gov.br
www.barreirinhas.ma.gov.br

São Luiz

Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Comente aqui

Pergunta de Segurança (CAPTCHA) *

    Destinos mais procurados

  1. Saiba aqui o que Buenos Aires tem de “tan querida”
  2. Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) – New York
  3. Dicas de como preparar sua bagagem de mão em uma viagem internacional de longa duração
  4. Conheça a cidade de Londres
  5. Lugares para curtir a neve em Julho
  6. Fortaleza, Ceará