Maceió, o chamado paraíso das águas

Não diferente de muitas outras capitais do nordeste brasileiro, Maceió promete encantar todos aqueles que a visitam. E motivos não faltam, pois o fascínio mora em praticamente todos os cantos da cidade e em muitas de suas características.

Vai percebê-los no sabor de sua típica gastronomia, nos detalhes da produção de suas rendas, nas paredes de seus prédios históricos do centro da cidade, na tranquilidade de suas águas, no calor de seus anfitriões, praias e inúmeras outras atividades e lugares que você poderá planejadamente ou por acaso conhecer.

Do nascer ao por do sol, viva Maceió em todo o seu esplendor. Mergulhe em suas águas esverdeadas e aproveite o máximo do chamado paraíso das águas!

Onde fica

A cidade de Maceió está localizada na região nordeste do Brasil, sendo ela também, a capital do estado de Alagoas. É uma cidade litorânea e ocupa uma área de aproximadamente 510 Km².

Como chegar

Para quem preferir utilizar o transporte aéreo para chegar até a cidade, via encontrar muitas opções de voos.

Voos diretos que partem de São Paulo levam cerca de 3h para chegar a capital alagoana. E os que saem do Rio de Janeiro, podem levar de 2 à 3 horas de viagem. Existem ainda outras opções de voos diretos ou com conexão saindo de outras cidades como Porto Alegre, Curitiba, Brasília e outras.

O aeroporto de desembarque será o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares que encontra-se a 25Km da orla urbana. É considerado o quarto maior aeroporto do nordeste e conta com estacionamento, lojas e alguns estabelecimentos para alimentação. Para mais informações sobre o aeroporto, acesse www.infraero.gov.br.

E se quiser saber quanto custa uma passagem para Maceió, acesse o Zupper Viagens e faça uma pesquisa.

Maceió - Alagoas 1
Clima

Em Maceió faz sol o ano todo. Ele nasce geralmente a partir das 5:30h e se põe por volta das17:30h.

No verão as temperaturas variam de 23°C a 32°C e no inverno, de 20°C a 24ºC. Diga-se de passagem, não chega a ser um inverno de verdade. Aqui, a única estação com a qual você deve se preocupar, se quiser evitar, é a estação das chuvas que ocorre entre os meses de maio e julho.

Maceió - Alagoas 2
O que ver e fazer em Maceió

Artesanato

Feito de forma manual e utilizando matérias primas como barro, fibra de coqueiro, couro, madeira, palha, entre outros.

Aqui, o artigo mais característico são as rendas, em particular aquelas feitas de filé. Um trabalho feito em nós cuja origem está ligada a forma como os pescadores faziam suas redes.

Para apreciar melhor esse trabalho, não deixe de visitar a Rua das Rendeiras, a Feira de Artesanato de Pajuçara e o Mercado Central.

Museu Théo Brandão

Localizado na Avenida da Paz, reúne um rico acervo de artesanato que representa a cultura de Alagoas e foi doado pelo médico e professor cujo nome foi dado ao próprio museu.

Lagoa Mandaú e as nove ilhas

Localizada ao sul de Maceió, possui uma área aproximada de 23 Km² e está ligada ao mar por meio de uma rede de canais. O seu atrativo são as 9 ilhas que nela existem em meio a um cenário de manegues e restingas e o cotidiano de pescadores e rendeiras. O passeio de barco pela área pode durar aproximadamente 4h.

Mirante de São Gonçalo

Se quiser uma vista panorâmica e privilegiada da cidade de Maceió, com certeza deve fazer um passeio ao Mirante de São Gonçalo localizado na Praça Rosalvo Ribeiro, próximo a Igreja de São Gonçalo.

Centro Histórico

Não deixe de passear pelo centro histórico de Maceió, onde vai ser possível observar o contraste entre as construções mais antigas como a Igreja de Bom Jesus dos Martírios e edifícios mais modernos como o Edifício Breda.

Aproveite para visitar a Catedral Metropolitana e apreciar os históricos Palácio do Governo, Teatro Deodoro e Secretaria da Agricultura.

Piscinas Naturais

Acho que esse é o maior encanto da cidade e só pode ser vivenciado quando a maré estiver baixa.

Existe um passeio feito em rústicas jangadas que saem da Praia de Pajuçara e alcançam as famosas piscinas em aproximadamente 15 minutos. São como aquários de peixes coloridos que contam ainda com jangadas restaurantes que oferecem caipirinhas, peixes e frutos do mar que chegam até você através de um garçom que vem pela água mesmo.

Praias

As praias agradam a todos! Você pode visitar desde as mais desertas como Pratagi e Ipioca até as mais urbanizadas como as praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, onde você tem a sua disposição um bom calçadão para caminhar.

A praia Cruz das Almas acaba atraindo os surfistas por ter trechos de ondas mais fortes e a Riacho Doce tem um encanto à parte por ser uma ilha de pescadores. Virou até nome de minissérie.

Além dessas, existem ainda a Jacarecica, Graxuma, Garça Torta, Mirante da Sereia, Costa Brava, Paripueira e Sonho Verde.

Onde comer

Como muitas cidades nordestinas, a cidade de Maceió tem sua gastronomia baseada em frutos do mar e como diferencial, peixes de suas lagoas e rios.

O mais típico seria o Sururu, também chamado de siriri, que consiste em uma espécie de molusco que mede aproximadamente 2 centímetros e vive em lagos. Pode ser saboreado cozido com leite de coco, molho de tomate ou fazer parte do molho de algum prato de peixe. Dizem que é afrodisíaco!

Um pouco mais afastado, mas não tanto, a cerca de 15 Km da capital na Vila de Massagueira, você pode comer um camarão bem crocante, sururus frescos e lagosta com bastante carne.

Vai achar bons restaurantes na Jatiúca e na Avenida Antônio Gomes de Barros, ou como é mais conhecida, “Amélia Rosa”.

A tapioca também é um marco por aqui, com receitas passadas de mães para filhas, barracas espalhadas de Jatiíca a Pajuçara e a mais recomendada por quem já experimentou é a da Maria Bonita.

Mas se não for de comer peixes, não se preocupe, a oferta por lá também é grande para restaurantes de cozinha portuguesa, italiana, francesa, carnes e de outras regiões do Brasil.

Eventos

Festividades ligadas ao folclore da região estão sempre presentes no calendário da cidade como os folguedos populares Guerreiro, Pastoril, Bumba meu Boi e outros.

A Festa Junina em Jaraguá e Jatiúca também são muito conhecidas e a Maceió Fest também. Uma micareta que acontece geralmente no mês de setembro e atrai muitos turistas.

Maceió - Alagoas 3
Dicas

Se estiver disposto a estender um pouco mais o seu trajeto diário para as praias, visite a praia do Gunga, a 35 Km da capital em meio a um cenário de coqueirais e falésias nas proximidades.
A praia oferece uma boa estrutura de serviços como restaurantes, duchas e passeios de buggy. E suas águas possuem uma temperatura média de 27°C.

Outro passeio que pode ser interessante é o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, criado em 2006 e abriga casas reconstruídas de antigos moradores. É todo rodeado por árvores e localiza-se na Serra da Barriga, em União dos Palmares, a 80 Km de Maceió.

E dependendo dos dias disponíveis para sua viagem, pense na ideia de visitar Maragogi, município que encontra-se a 125 Km de Maceió e famoso pelas suas belas praias de águas cristalinas e as galés, piscinas naturais que constituem o cartão postal deste lugar.

Links externos

www.maceio.al.gov.br

Maceio

Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Comente aqui

Pergunta de Segurança (CAPTCHA) *

    Destinos mais procurados

  1. Saiba aqui o que Buenos Aires tem de “tan querida”
  2. Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) – New York
  3. Dicas de como preparar sua bagagem de mão em uma viagem internacional de longa duração
  4. Conheça a cidade de Londres
  5. Lugares para curtir a neve em Julho
  6. Fortaleza, Ceará