Viagem para Madrid, Espanha

Nosso querido mascote Zuppy, no final de fevereiro de 2015, resolveu bater asas novamente e conhecer uma encantadora cidade chamada Madrid.

Sua viagem durou menos do que ele queria, e menos também do que essa cidade espanhola merece, mas como sempre ele deu um jeito de aproveitar o máximo possível. Sua estada durou dois dias inteiros e uma manhã. E como de costume, esse encantador e aventureiro passarinho me contou tudo sobre sua viagem, dicas e informações que venho agora, escrever para vocês.

Madrid é uma contagiante cidade, de ar jovial e com a combinação perfeita de arte, compras, gastronomia e uma invejável vida noturna. Definitivamente, uma cidade que merece ser visitada caso esteja em seus planos conhecer a Europa.

Veja abaixo informações e dicas valiosas para planejar sua viagem para Madrid e seu roteiro pela cidade.

Onde fica

A cidade de Madrid, ou Madri é a capital da Espanha e a maior cidade desse país. Possui mais de 3 milhões de habitantes e encontra-se bem ao centro do país.

Seus vizinhos são Portugal, França e Andorra. E através do Estreito de Gibraltar, está a uma curta distância do continente africano, com entrada pelo Marrocos.

Como chegar

Chegar a Madrid é muito fácil. Existem muitas companhias aéreas que voam para lá. Se quiser um voo direto, sem conexões, poderá encontrar como opção as companhias aéreas TAM, Iberia e Air Europe. O tempo aproximado de um vôo direto, a partir de São Paulo, é de 10h às 11h.

Se estiver curioso ou com vontade de conhecer esse destino, acesse o site da Zupper Viagens! Faça uma pesquisa e veja quanto custa uma passagem aérea para Madrid.

O aeroporto que você irá chegar a Madrid chama-se Adolfo Suárez Madrid-Barajas ou apenas Barajas. Sua sigla é MAD. Ele encontra-se a cerca de 15Km do centro da cidade e se quiser saber mais informações sobre como chegar ou sair do Aeroporto de Madrid Barajas, acesse o site oficial e descubra as formas de acesso.

Clima em Madrid

A cidade de Madrid possui um clima mediterrâneo, com verões mais secos e temperaturas que podem chegar a 35°C e invernos frios que chegam a temperaturas mínimas de 2°C. É rara a ocorrência de neve nessa cidade.

O mês mais frio é o mês de Janeiro e o mês mais quente, Agosto. Esse último mês, junto a Julho, coincide também com o período em que a cidade é mais visitada.

Se quiser viajar para Madrid em um período mais tranquilo de turistas e temperaturas, tente os meses de Abril e Maio, ou ainda Setembro e Outubro. As temperaturas são mais amenas e o movimento mais tranquilo.

Entenda a cidade

A cidade de Madrid é dividida em aproximadamente 21 distritos que, por sua vez, dividem-se em alguns bairros. A maior parte das atrações que irá visitar estará concentrada na região do Centro, Atocha e Retiro. Algumas exceções são o estádio, por exemplo, que estará em Chamartín e a Plaza de Toros em Salamanca.

Não importa onde esteja, a cidade é bem planejada e com muitas opções de transporte para levá-lo onde precisar.

Como se locomover

Por falar em transporte, a cidade de Madrid possui muitas opções à sua disposição. A que o Zuppy mais utilizou quando esteve por lá foi o metrô.

Você consegue adquirir seus bilhetes em máquinas automáticas que se encontram próximas às catracas das estações. Algumas aceitam dinheiro, cartão ou ambos. Basta colocar sua estação de origem e sua estação de destino para ver o valor que irá custar seu bilhete. Os valores das tarifas variam de acordo com as zonas transitadas.

Existem também os bilhetes válidos para 10 viagens e os chamados abonamentos turísticos onde você paga um valor em função do número de dias que irá utilizar.

Para mais informações sobre como funciona, valores de tarifa e até planejar seu itinerário, acesse aqui o site oficial do metrô de Madrid.

Além disso, a cidade possui também ônibus circulares e taxis.

O que ver e fazer em Madrid

Madrid 1

Estádio Santiago Bernabéu

Se você gosta de futebol, em especial do time espanhol Real Madrid, então deve com certeza fazer essa visita. O Estádio Santiago Bernabéu possui um tour de visitação que leva você a passear desde as arquibancadas, com uma incrível visão do estádio, até os vestiários, sala de coletiva de imprensa e até mesmo no gramado onde está a área em que os jogadores e técnicos ficam durante o jogo, no banco de reservas.

Madrid 2

Palácio Real

Considerado um patrimônio nacional, o Palácio Real de Madrid também está aberto à visitação. Durante o tour você poderá conhecer alguns aposentos, salas de audiência, sala com cerimonial de jantares reais, sala do trono, capela real entre outros.

Aprecie também a tapeçaria, obras de arte que estão espalhadas pelos aposentos, mobílias e todo aquele ar da realeza que envolve esse exuberante palácio considerado a residência oficial do rei da Espanha.

Em frente ao Palácio, do lado de fora, você encontrará a encantadora Plaza de Oriente. Um ponto estratégico para descansar depois de visitar o palácio.

Madrid 3

Puerta del Sol

Esse é um dos pontos preferidos dos turistas para iniciar a visita pela cidade de Madrid. Aqui você encontra restaurantes, comércio, muitos turistas, casas de câmbio e muita agitação.

É nessa praça que encontra-se também o símbolo dessa cidade: El oso y el madroño, ou seja, o urso e a morangueira. Uma estátua que está em frente à loja da Apple.

Madrid 4

Plaza Mayor

A Plaza Mayor é também um interessante cartão postal da cidade. Você pode chegar facilmente a ela se estiver passeando pela Puerta del Sol. Basta seguir pela Calle Mayor, Calle Postas e Calle de la Sal, que em poucos passos chegará a ela.

A praça possui um grande espaço aberto ao centro e ao seu redor estão algumas lojas de souvenirs, restaurantes e até mesmo o Escritório de Turismo da cidade.

Madrid 5

Puerta de Alcalá

Outro cartão postal da cidade é a Puerta de Alcalá. Um tipo de portal, do qual foi feito uma rotatória com um lindo jardim florido na primavera. Assim como essa rotatória, existem outras ao longo do Paseo del Prado que são muito bonitas: A Plaza de Cibeles e Fuente de Neptuno. Não deixe de ver quando estiver por lá!

Madrid 6

Museo del Prado

Se estiver passeando pela via Paseo del Prado, aproveite para visitar um dos mais importantes museus da Europa. O riquíssimo Museo del Prado com incríveis obras de pintores espanhóis como Velázquez com sua coleção de quadros Las Meninas, Goya, El Greco e muitos outros.

Madrid 7

Museu da Rainha Sofia

Outro museu bastante visitado de Madrid é o chamado Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia que se encontra próximo a Estação de Atocha e abriga uma incrível coleção da qual fazem parte obras de Juan Miró, Picasso, Rafael Barradas e muitos outros. É um dos museus mais importantes de arte moderna espanhola.

Madrid 8

Estação de Atocha

A poucos passos do museu mencionado acima, sendo necessário apenas atravessar a rua para chegar a ela, está a mais importante estação ferroviária de Madrid: a Estação de Atocha. Ela é responsável por receber grande parte dos trens que chegam à cidade, vindos de outras cidades espanholas e até mesmo de outras cidades europeias.

Dentro dela existe um lindo e bem cuidado jardim, com plantas tropicais e até mesmo um pequeno lago artificial que abriga uma grande família de tartarugas. Aqui você encontra também a estação Atocha de metrô e uma série de lanchonetes, lojas, lan house e etc.

Madrid 9

Parque do Retiro

Outro passeio que você não pode deixar de fazer quando estiver em Madrid, especialmente em um sábado ou domingo de sol, é o Parque del Retiro. Uma de suas pontas está próxima a Estação de Atocha e a outra, da Puerta de Alcalá.

Dentro dele, além de uma grande área verde e vias para andar de bicicleta, patins ou correr, você encontrará alguns lugares para visitar como o Palácio de Cristal, Palácio de Velázquez e o maior e mais bonito de todos, o Monumento a Afonso XII com um lindo lago à frente onde madrileños e turistas costumam alugar um barco para passar bons momentos com sua família ou seu romântico par.

A entrada ao parque é gratuita.

Madrid 10

Gran Via

Se quiser também dar um passeio por uma rua mais movimentada e com muitas lojas, a dica é passear pela Gran Via. Aqui encontrará um grande movimento de pessoas e muitas lojas para visitar ou fazer algumas comprinhas, hotéis de uma categoria mais alta de estrelas e várias opções de restaurantes e lanchonetes.

El Corte Inglés

Já que tocamos no assunto “compras”, não saia de Madrid sem visitar a mais famosa loja espanhola de departamentos, El Corte Inglés.

Essa loja é para nós, mais ou menos, como foi a loja Mappin e também como são as lojas Saks nos Estados Unidos. Aqui encontrará marcas famosas de cosméticos e perfumes, grifes de roupas, materiais esportivos, itens para casa e muito mais.

Madrid 11

Plaza de Toros

Outro lugar que representa muito a cultura da Espanha (as mais importantes cidades espanholas possuem uma) é a Plaza de Toros Las Ventas de Madrid. É aqui que acontece uma atividade típica da cultura espanhola, as touradas.

Existe um tour de visitação pelo edifício que explica como essa atividade acontece e faz você conhecer também algumas dependências desse local.

Madrid 12
O que comer em Madrid

Outra grande e SABOROSA atração da cidade é a gastronomia madrileña. As opções são das mais tentadoras e cabem no seu bolso. Os mesmos pratos típicos poderão ser encontrados em restaurantes caríssimos, mas também naqueles que tem um preço mais razoável.

Não deixe de provar as deliciosas paellas (de carne ou frutos do mar), um prato de arroz com açafrão, muito parecido com um risoto, composto por tipos diferentes de carnes e alguns legumes. Vai depender da paella que você escolher provar.

Outro prato típico é o Cocido Madrileño feito com carne de frango e linguiça cozidas, acompanhado de legumes e o mais importante deles, o grão de bico. Aproveite também para experimentar o gazpacho, uma sopa de tomates, pepino e alho servida fria. Ou então uma deliciosa tortilla de batatas (omelete). Se quiser uma experiência totalmente espanhola, peça um bocadillo de tortilla, ou seja, um sanduiche com tortilla dentro.

Por falar em bocadillos (sanduíches), outra atração gastronômica são os sanduíches de Jamón Serrano, um presunto defumado muito presente no cotidiano dos madrilheños e todos os espanhóis.

Se estiver disposto a sair à noite, mas não tão tarde assim, faça o que os madrileños adoram fazer: ir de copas y tapas!

Vá até um barzinho para provar as famosas tapas que são petiscos vendidos individualmente que você encontra por toda a cidade, como uma refeição que faz parte do happy hour deles. Esses petiscos podem ser compostos de pães, queijos, jamón, azeitonas, tortillas, frutos do mar e muito mais. São geralmente acompanhados de cerveja ou então a famosa sangria. Uma bebida feita a base de vinho e frutas.

Dois excelentes lugares para visitar e realizar essa prática deliciosa são o Mercado San Miguel e o Mercado San Antón.

DICA

Se estiver com muita bagagem, precisar ainda andar pela cidade ou fazer um bate e volta para Toledo, por exemplo, e não for mais possível ficar em seu hotel, lembre-se que dentro da Estação de Atocha existe um conveniente guarda volumes. O valor não é caro e o horário de funcionamento não chega a ser 24h, mas é bem extenso.

Links externos

www.esmadrid.com

Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Comente aqui

Pergunta de Segurança (CAPTCHA) *

    Destinos mais procurados

  1. Saiba aqui o que Buenos Aires tem de “tan querida”
  2. Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) – New York
  3. Dicas de como preparar sua bagagem de mão em uma viagem internacional de longa duração
  4. Conheça a cidade de Londres
  5. Lugares para curtir a neve em Julho
  6. Fortaleza, Ceará