Como comprar bem as suas passagens

passagem aerea
O momento em que uma viagem começa a virar realidade, a se concretizar, é quando as passagens aéreas são finalmente compradas. Esse item, muitas vezes pode inclusive representar a parte mais cara de todo o seu planejamento. E esse momento vai chegar logo após você definir quando a viagem acontecerá e quais os lugares que irá visitar.
Alguns pontos são importantes de serem lembrados ao comprar seu bilhete aéreo. Eles te ajudarão a encontrar valores de tarifas mais baratas (quando possível) e a evitar gastos de última hora, causados principalmente por falta de planejamento. E o Zuppy como sempre, vai contar logo abaixo quais são esses pontos. Prestem atenção e anotem todos!

Identifique os aeroportos e suas distâncias

Pesquise quantos aeroportos existem no destino ou cidade de origem. Muitas vezes uma passagem mais barata, saindo de um aeroporto mais distante de sua casa ou hotel não será uma vantagem, uma vez que deverá ser considerado o custo do seu deslocamento até ele.

Quanto antes, provavelmente melhor

Comprar passagens com antecedência pode representar uma economia para o seu bolso. Salvo por situações de promoções relâmpago das companhias aéreas. Mas estas são imprevisíveis e pode não ser vantajoso esperar por elas.

Faça as contas

Preste atenção na tarifa final ao viajar com crianças, pois muitas vezes a companhia que apresenta a tarifa mais barata por adulto, pode não oferecer desconto para o passageiro que for criança. Nesse caso, só chegando ao valor final da compra, com taxas, que você poderá fazer essa avaliação de valores.

Atente-se aos detalhes para não pagar excesso

Atente-se a franquia de bagagem permitida em seu bilhete. Alguns trechos podem apresentar uma tolerância diferente. Um exemplo são as viagens intercontinentais versus trechos internos voados com bilhete adquirido a parte e não emitido junto ao bilhete que realizou o voo intercontinental.
A falta de atenção a esse detalhe pode significar o pagamento de excesso de peso em alguns dos aeroportos por onde passar.

Bilhete único ou bilhetes separados?

Comprar trechos separados, com companhias aéreas diferentes pode representar um problema. Se o seu primeiro voo atrasar e o segundo partir antes de você chegar ao aeroporto de suposta conexão, você não terá respaldo da companhia aérea, do avião partido, para reacomodação.
Quando isso acontece em uma viagem em que ambos os voos foram comprados e emitidos em um mesmo bilhete, a companhia aérea terá então que ter a atenção de realocá-lo em um próximo voo.

Para não correr pelo aeroporto

Se tiver que pegar mais de um voo para chegar ao seu destino, atente-se então para o tempo de conexão entre os eles. Conexões com períodos muito curtos podem fazer com que você perca o voo, caso o primeiro sofra algum tipo de atraso. Ou o deslocamento dentro do aeroporto, de um portão ao outro, seja um tanto quanto complexo e leve algum tempo para ser realizado.

E o visto?

Verifique se o país que irá visitar exige visto de entrada e certifique-se de quanto tempo será necessário para a obtenção de tal documento. Um dos grandes pesadelos de viagem é ter as passagens compradas, a data de embarque se aproximando, e sem previsão alguma de saída dos documentos necessários.

Documentos especiais para crianças

Se viajar com crianças saiba que pode existir a exigência de documentos e autorizações específicas para viabilizar o embarque desse tipo de passageiro. Pergunte a companhia aérea ou a um de nossos Zupper Consultores onde obter informações sobre isso bem como o tempo de emissão dos mesmos.

Verifique as exigências

Outro item importantíssimo é a possível necessidade de um certificado de vacina. Alguns países da África e América do Sul, por exemplo, exigem que o passageiro tome algumas vacinas e estas podem requerer um período de encubação antes do embarque.

Pense antes para não gastar mais depois

Antes de fechar a sua compra de passagens, tenha certeza das datas em que poderá viajar. Pois depois de compradas, as companhias aéreas cobram multas por qualquer alteração ou cancelamento que você desejar fazer.
E muitas vezes, uma passagem adquirida com tarifa promocional, pode apresentar maior custo de alteração. Principalmente devido à diferença de tarifa para a data ou horário em que você, por ventura, deseja alterar.

Última checagem

Dias antes de embarcar, informe-se se seu voo sofreu alguma alteração de horário, entrando em contato com a companhia aérea ou com um de nossos Zupper Consultores. Essas são as chamadas alterações involuntárias por parte das companhias aéreas e podem ser feitas por elas a qualquer momento. Informar-se sobre isso fará com que você não tenha surpresas ou corra o risco de não embarcar.

Passagem Aerea

Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Comente aqui

Pergunta de Segurança (CAPTCHA) *

    Destinos mais procurados

  1. Saiba aqui o que Buenos Aires tem de “tan querida”
  2. Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) – New York
  3. Dicas de como preparar sua bagagem de mão em uma viagem internacional de longa duração
  4. Conheça a cidade de Londres
  5. Fortaleza, Ceará
  6. Lugares para curtir a neve em Julho