Porto Alegre

A cidade de Porto Alegre é um importante destino de nosso país. Por lá você irá encontrar um povo que tem orgulho de ser gaúcho e que está sempre disposto e pronto para bem receber a todos que os visitam.

Os porto alegrenses ainda mantém vivas suas tradições e sabem aproveitar a vida. Não dispensam um bom passeio por seus parques, seu inseparável mate e saboroso churrasco.

Por toda a cidade é possível ver ainda traços da herança europeia que marcou a história de todo o estado do Rio Grande do Sul. Alemães e italianos, participaram do desenvolvimento dessa cidade e isso é ainda hoje observado em sua arquitetura.

É Uma cidade arborizada, com paisagens românticas e acolhedoras. Uma mistura de tradição e modernidade que irá encantar a todos que irão visitá-la. Um lugar com um sotaque diferente e ares europeus.

Porto Alegre 2
Onde fica

A cidade de Porto Alegre é a capital do estado do Rio Grande do Sul, pertencente a região sul do Brasil. Localiza-se dentro dos limites da Bacia do Paraná e possui uma geografia variada com baixadas, morros e o famoso Lago Guaíba que marca o limite oeste da cidade.

Como chegar

A cidade de Porto Alegre é muito bem servida por voos comerciais. Avianca, Azul, Tam e Gol são companhias que operam esse destino.

A partir de São Paulo, em voo direto, o trajeto pode durar cerca de 1:30h, e a partir do Rio de Janeiro, aproximadamente 2h.

O aeroporto no qual você irá chegar é o Aeroporto Internacional Salgado Filho que possui facilidades como estacionamento, caixas eletrônicos, serviços de taxi, locação de veículos, algumas lanchonetes entre outros.

Se está pensando em visitar essa cidade e quer saber quanto custa uma passagem para Porto Alegre, acesse o site da Zupper ou entre em contato com um de nossos consultores.

Porto Alegre 4
Clima

A cidade de Porto Alegre pode apresentar dias de verão bem quentes e úmidos, com temperaturas acima de 30°C. E dias de inverno bem frios com temperaturas mínimas de 10°C. Já formam registradas inclusive, temperaturas de 39°C e -4°C.

Se decidir conhecê-las nos meses de inverno, junho e julho, não se esqueça de colocar na mala casacões e cachecóis.

As chuvas, por sua vez, são bem distribuídas. Mas tenha em mente que geralmente, o mês mais chuvoso é Agosto e o mais seco, Abril.

Porto Alegre 1
O que ver e fazer em Porto Alegre

Os atrativos dessa cidade gaúcha são tantos que certamente será necessário mais de um final de semana para conhecê-los.

Abaixo, escreverei sobre alguns que não poderão faltar em sua lista.

Centro Histórico

Nada mais justo que começarmos por seu centro histórico, constituído de charmosas praças, casarios centenários, igrejas, centros culturais, palácios e importantes ruas e avenidas como a tradicional e antiga Rua Duque de Caxias.

Praça da Matriz

Toda cidade que se preza tem uma praça matriz onde existe uma importante igreja. E Porto Alegre não poderia ser diferente. No núcleo da praça existe a Catedral Metropolitana de Porto Alegre que possui em sua fachada mosaicos que foram produzidos na oficina do Vaticano e uma enorme cúpula revestida de bronze.

Alí estão também a Biblioteca Pública e o monumento que presta homenagem a Júlio de Castilhos que foi no século XIX, o presidente do Estado do Rio Grande do Sul.

Praça da Alfândega

Também localizada no centro histórico, esta praça é uma das mais tradicionais da cidade. Nessa praça e em seu entorno estão o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Centro Cultural Santander, Edifício Hudson (sede do jornal Correio do Povo), Memorial do Rio Grande do Sul que divulga a cultura gaúcha, entre outros.

Mercado Público

Criado no séc XIX e localizado no centro de Porto Alegre, esse mercado passou por algumas restruturações e hoje abriga bancas de temperos, frutas, peixarias e outros. Além de compras, é possível caminhar, conversar e tomar um delicioso mate ou café com um bolo de massa folhada.

Usina do Gasômetro

Antiga usina termoelétrica, localizada às margens do Rio Guaiba, que foi desativada por volta de 1970. Foi restaurada e hoje tornou-se um centro cultural da cidade onde acontecem exposições, além de abrigar cinema, teatro, livraria.

É um dos cartões postais da cidade e um interessante ponto para se ver o por do sol, além de ser um ponto de partida para aqueles que pretendem realizar um passeio de barco pelo Guaiba.

Teatro São Pedro

Encontra-se na Praça Marechal Deodoro e abriga uma linda réplica de lustre com 30 mil peças de cristais na sala de espetáculos. Para quem quiser conhecer a história desse edifício neoclássico, digno de construções europeias, basta se dirigir ao subsolo onde poderá encontrar um memorial que conta sua história.

Morro de Santa Teresa

Além da incrível vista da cidade que esse morro oferece, o por do sol que se pode apreciar daqui é um dos mais lindos que existe. Uma das atrações imperdíveis da cidade gaúcha.

Encontra-se na zona sul da cidade, no bairro que leva o mesmo nome.

Parque Farropilha (Redenção)

Conhecido também como Redenção, o Parque Farropilha com sua vasta área verde, apresenta-se como uma excelente opção de passeio por ser limpo e muito bonito.

Ele separa os bairros do Bom Fim e Cidade Baixa e é muito comum ver aos finais de semana, porto alegrenses que o visitam para passear pelo Brique da Redenção, com suas famílias, praticar esportes e apreciar o bom momento com o inseparável chimarrão.

Rua Gonçalo de Carvalho

Considerada como a rua mais bonita do mundo, após uma campanha realizada em prol de sua preservação. Encontra-se no bairro Independência e possui mais de 100 árvores tipuanas enfileiradas em suas calçadas, plantadas por trabalhadores alemães em 1930. Suas vastas copas acabaram encostando umas nas outras, formando assim um natural e grandioso túnel verde.

Passeio de barco pelo Guaíba e Delta do Jacuí

Esse é um passeio que muitos viajantes realizam por lá. Com aproximadamente 1h de duração, parte do cais do porto ou da Usina do Gasômetro.

Além das atrações citadas acima, existem ainda o Museu Internacional, Parque Moinho dos Ventos, Fundação Iberê Camargo, Casa da Cultura Mario Quintana, a rua da praia, e muito mais.

Gatronomia

Não vamos discordar que a gastronomia típica dessa cidade (e de todo o estado), seja o churrasco. Não existe melhor lugar no Brasil para se comer uma boa carne. Contudo, o mais interessante são as formas diferentes de preparo que vão desde o chamado “fogo de chão” até o método utilizado dentro das mais modernas churrascarias.

O gaúcho tradicional, é aquele que aprecia um churrasco feito na brasa a moda antiga. Uma interessante modalidade, mais utilizada nos campos, é o churrasco na vala. Nesse caso, uma vala é aberta no chão, colocam-se lenha ou carvão e espetos de madeira com a carne ao redor para assar.

Eles apreciam também cortes de cordeiro.

Presente também em sua tradição, está o internacionalmente conhecido chimarrão: uma bebida quente composta de erva-mate e servida na típica cuia junto a bomba (um dispositivo que é colocado dentro da cuia e por onde se bebe o mate).

Festas

A cidade de Porto Alegre possui as suas festas tradicionais. Mais sem dúvida, as mais populares são a Semana Farropilha, que acontece em Setembro, com shows, músicas e danças típicas. E a Feira do Livro que é promovida na Praça da Alfândega e acontece entre os meses de outubro e novembro. A feira reúne mais 100 expositores e é uma excelente oportunidade para adquirir livros com bons descontos.

Porto Alegre 3
Dicas

Uma dica interessante para quem visita a cidade são os passeios de ônibus da Linha Turismo. Uma forma de conhecer os bairros de Porto Alegre e seus principais pontos turísticos. O ônibus possui o piso superior aberto e realiza dois roteiros: Zona Sul e Tradicional.

Aproveite também para assistir a uma apresentação das tradicionais danças gauchescas ou visitar os arredores da região serrana de Porto Alegre.

Links externos

www2.portoalegre.rs.gov.br

Porto Alegre

Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Comente aqui

Pergunta de Segurança (CAPTCHA) *

    Destinos mais procurados

  1. Saiba aqui o que Buenos Aires tem de “tan querida”
  2. Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) – New York
  3. Dicas de como preparar sua bagagem de mão em uma viagem internacional de longa duração
  4. Conheça a cidade de Londres
  5. Lugares para curtir a neve em Julho
  6. Fortaleza, Ceará