Recife, Pernambuco

Além de ser a cidade que recepciona os turistas que pretendem visitar destinos como Fernando de Noronha (1:30h a 2h de voo de distancia), Porto de Galinhas (aproximadamente 75Km) e Olinda (apenas 7Km), esta capital é uma das mais cobiçadas por aqueles que pretendem aproveitar o verão e as férias.

E esse assédio não é para menos. Aqui você encontra belas praias, boa comida, manifestações culturais e uma agitada vida noturna.

Mas se você também gosta de um pouco de história, vai então se surpreender com os traços que as colonizações portuguesa e holandesa deixaram impressas em muitos monumentos e igrejas. E essa mesma história é responsável pelo desenvolvimento de sua área urbana.

A princípio, a cidade de Recife era constituída apenas pelo seu porto e seus iniciais habitantes como marinheiros, pescadores e carregadores. Nessa época, sua sede ou onde a aristocracia portuguesa vivia, era a cidade de Olinda. Mas o período da colonização portuguesa sofreu uma pequena interrupção de 24 anos, quando os holandeses desembarcaram em Recife e exerceram seu domínio sobre a população. Após isso, o domínio português voltou e seguiu-se até a independência do país.

Recife, Pernambuco 1
Onde fica

Recife é a capital do estado de Pernambuco localizada na região nordeste do Brasil, entre os estados de Alagoas e Paraíba.

A cidade possui mais de 1 milhão e meio de habitantes e praias banhadas pelo Oceano Atlântico. Sua área metropolitana é considerada ainda um dos 3 maiores aglomerados urbanos do nordeste.

Como chegar

Para chegar até a cidade de Recife, principalmente se você for de outro estado, o ideal é ir de avião. Muitas companhias aéreas operam voos tendo como destino essa cidade.

Se optar por esse meio de transporte, vai desembarcar no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, mais conhecido como Guararapes. Ele encontra-se a aproximadamente 11km de distância do centro de Recife. Existem ônibus que levam os passageiros até Boa Viagem (15 min) e centro de Recife (25 min). Ou você pode ainda, optar por um taxi que levará você até seu hotel.

Saiba mais informações como serviços disponíveis e facilidades no site do Aeroporto de Guararapes.

Ficou curioso e quer saber quanto custa uma passagem para Recife? Então acesse o Zupper Viagens ou entre em contato com um de nossos consultores. Quem sabe? Pode acabar encontrando uma boa oportunidade de conhecer a cidade.

Recife, Pernambuco 2
Como a cidade é dividida

A área metropolitana de Recife é formada por aproximadamente 14 municípios, dentre eles o de Olinda, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata e Ilha de Itamaracá.

Já o município de Recife, que tem seu charme à parte, possui uma área de seu território recortado por alguns rios como o Beberibe e Capibaribe, e ligado por pontes. E uma das mais importantes pontes é a da Avenida Agamenon Magalhães. Pode-se dizer que a cidade de Recife divide-se em função da mesma.

Ao Sul temos os bairros Piedade, Pina e Boa Viagem, sendo que neste último está a famosa Praia de Boa Viagem. Ao Norte, na outra ponta, está a área que faz fronteira com a cidade de Olinda formada por alguns bairros como Campo Grande e Salgadinho. A leste da avenida temos o centro e o Recife Antigo, a famosa ilha do Recife. A oeste estão os chamados bairros “tradicionais” de Recife como Madalena, Derby, Casa Forte e Ilha do Leite.

Acredito que esses bairros sejam chamados dessa forma porque era esta a região que abrigava as famílias consideradas tradicionais de Recife à medida que a urbanização tomou conta da cidade.

Recife, Pernambuco 3
Clima

A cidade de Recife possui temperaturas elevadas praticamente o ano todo. A média varia entre 24°C e 27°C.

O que diferencia um pouco, é o período de chuvas. Este acontece entre os meses de abril e julho e é muito comum os locais chamarem de inverno o período em questão, ainda que este fenômeno não aconteça exatamente no inverno.

Onde ficar

Em Recife, a zona hoteleira está concentrada na orla de Boa Viagem. E o ponto mais badalado dessa região é a Praia do Acaiaca.

Outros, mais estrelados, localizam-se no extremo da zona sul, praticamente invadindo a área do município de Jaboatão dos Guararapes. Como é o caso do Hotel Dorisol e do Blue Tree Towers.

Alguns bons hotéis de frente para o mar e recomendados por quem já se hospedou são o Golden Tulip Recife Palace, Beach Class Suites e o Vila Rica.

Recife, Pernambuco 4
O que ver e fazer

Recife é uma cidade que tem atrativos para todos os gostos. Segue abaixo algumas das coisas que você poderá ver por lá quando visitar a cidade:

Praia de Boa Viagem

O atrativo principal da cidade e, portanto o seu mais divulgado cartão postal.
Possui um calçadão de aproximadamente 9km com ciclovia e vários quiosques. O ponto mais badalado fica em frente ao Edifício Acaiaca. Aqui existe uma barreira de recifes e o conselho é de não ultrapassá-la, pois corre-se o risco de encontrar algum tubarão.

Forte das Cinco Pontas

Aqui está o Museu da Cidade de Recife com uma exposição que retrata a evolução urbana da cidade. Ele possui exatamente 5 pontas com canhões antigos expostos no alto e muros construídos com pedras e óleo de baleia.

Recife Antigo

Nessa área encontra-se o Marco Zero da cidade em meio a construções antigas e fachadas coloridas. Você pode conhecer também a Torre Malakoff, a Embaixada dos Bonecos Gigantes e o Centro Cultural Judaico.

Mercado de São José e Pátio São Pedro

Com uma estrutura de ferro inspirada no mercado de Grenelle em Paris, o Mercado de São José apresenta uma enorme variedade de barracas de artesanato e comidas regionais. É considerado Patrimônio Histórico.
Próximo a ele está o Pátio São Pedro com a Catedral de São Pedro dos Clérigos datada do século XVIII e rodeado por construções coloridas que a noite funcionam como bares.

Carnaval de Recife e Olinda

Se estiver passando por lá no período de Carnaval, não deixe de prestigiar esse evento. Um dos carnavais mais famosos e tradicionais do Brasil, sempre embalado ao som dos ritmos regionais como o maracatu, caboclinho, frevo, samba e o mais novo ritmo Mangue Beat. Tudo começa com os trios elétricos na Praia da Boa Viagem, mas o centro da agitação é em Recife Antigo.
Não deixe de ver a apresentação do Galo da Madrugada na manhã de sábado.

Embaixada dos Bonecos Gigantes

Histórico casarão que guarda os bonecos (de aproximadamente 4m de altura e 15Kg) que desfilam pelo carnaval em Olinda. Algumas celebridades como Pelé e Michael Jackson ganharam suas versões “boneco de Olinda”!

Igrejas

Existe ainda uma variedade de igrejas e capelas, geralmente em estilo barroco, concentradas na região mais central de Recife. Entre elas estão a Basílica e Convento Nossa Senhora do Carmo, Capela de Nossa Senhora da Conceição, Capela Dourada, Santíssimo Sacramento, Igreja e Mosteiro de São Bento e outras.

Naufrágios

A cidade de Recife pode ser considerada também a capital dos naufrágios no Brasil. Isso porque muitas batalhas foram travadas em suas águas. E como consequência disso, existem cerca de 25 embarcações naufragadas próximo ao seu litoral. E isso se tornou uma oportunidade de realizar um passeio diferente para quem visita esse destino, que são os mergulhos, melhor aproveitados se realizados entre os meses de setembro e maio.

Passeio de Catamarã

Podem ser realizados durante o dia ou à noite. A embarcação percorre rios como o Beberibe e Capibaribe e costumam sair perto do Forte Cinco Pontas. O tour mostra cenários da cidade de Recife vistos a partir do mar.
São inúmeras as atrações da cidade. Além das descritas acima, você poderá ver também a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, a Casa da Cultura de Pernambuco e muito mais.

Onde comer

Como toda grande cidade brasileira, Recife apresenta diversas opções gastronômicas para seus visitantes. Lá você poderá encontrar restaurantes de cozinha italiana, francesa, japonesa, regional e outras. Existem dois pontos da cidade onde a maior parte desses estabelecimentos se concentra: entre a BR-101 e a Avenida Agamenon Magalhães e também próximo às praias de Boa Viagem e Pina.

Em particular, a cozinha de Pernambuco é caracterizada pela presença de ingredientes europeus, indígenas e africanos. Peixes, típico da região litorânea e carne de sol, da região do sertão.

Alguns pratos característicos são a feijoada pernambucana (feita com legumes e feijão mulatinho), galinha cabidela (onde a galinha é cozida no próprio sangue), paçoca, dobradinha, moqueca e outros pescados.

Quando for a Recife, experimentem a moqueca do Restaurante Bargaço, a rabada com pirão de carne do Restaurante da Mira e o filé grelhado na manteiga do Ponte Nova.

Recife, Pernambuco 5
Dicas

Se tiver tempo em seu roteiro, dê um pulinho até Olinda, cidade considerada Patrimônio Histórico da Humanidade. Uma das cidades coloniais mais bem preservadas do nosso país.

E se gostar de um bom forró, passeie no Trem do Forró, com seus vagões adaptados para uma boa dança e som eletrizante. Ele parte do marco zero da cidade, todos os finais de semana do mês de julho. Para ver a programação, acesse o site do Trem do Forró.

Links externos

www.acontecenorecife.com.br
www2.recife.pe.gov.br

Recife

Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Comente aqui

Pergunta de Segurança (CAPTCHA) *

    Destinos mais procurados

  1. Saiba aqui o que Buenos Aires tem de “tan querida”
  2. Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) – New York
  3. Dicas de como preparar sua bagagem de mão em uma viagem internacional de longa duração
  4. Conheça a cidade de Londres
  5. Fortaleza, Ceará
  6. Lugares para curtir a neve em Julho