Rio de Janeiro, cidade maravilhosa!

A cidade do Rio de Janeiro é um dos destinos mais conhecidos do Brasil e também muito visitado, tanto por turistas brasileiros como estrangeiros.

E essas visitas acontecem praticamente o ano inteiro, apesar do verão, festas e eventos serem os períodos mais requisitados.

Quem nunca ouviu falar na famosa queima de fogos do Réveillon de Copacabana ou do tão comentado Carnaval do Rio que movimenta a cidade toda e tornou-se uma atração mundial?

Além disso, a cidade tem estrutura para receber turistas. Possui uma fantástica rede hoteleira, digna de receber celebridades desde muito tempo atrás. E os restaurantes e pontos turísticos estão lá para agradar a todos os gostos.

Estas são apenas algumas das características da cidade que se encontra aos pés do Cristo Redentor que está sempre de braços abertos sobre o Corcovado.

Onde fica

A cidade do Rio de Janeiro localiza-se na região sudeste do Brasil. É a capital do estado de mesmo nome e faz fronteira com os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.

Possui mais de 6 milhões de habitantes e é facilmente mencionada como a “Cidade Maravilhosa”.

Como chegar ao Rio de Janeiro

Para chegar até a cidade de carro, você pode utilizar a Rodovia Presidente Dutra ou Rio-Santos, vindo de São Paulo, a BR 40 vindo de Minas Gerais, ou a BR 101, vindo do Nordeste.

Muitas cidades, possuem também empresas de ônibus que prestam serviços a partir de seus principais terminais rodoviários.

Mas a forma mais prática e rápida mesmo é ir de avião. Inclusive porque existem muitas pontes aéreas para esse destino atualmente e com preços bem acessíveis.

Quer conferir? Então faça uma pequena consulta no Zupper, e encontre passagens para o Rio de Janeiro ideais para você.

A cidade possui dois principais aeroportos: Santos Dumont (SDU) na região central e o Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, o famoso Galeão (GIG) que encontra-se na Ilha do Governador, a mais ou menos 20Km do centro do Rio.

Um serviço de ônibus pode ser utilizado para o transfer dos passageiros até o centro da cidade, Barra da Tijuca e alguns pontos da Zona Sul. Uma das empresas que presta esse serviço é a www.realautoonibus.com.br

Além disso, você pode utilizar os taxis que estão por ali o tempo tudo. Existem praticamente dois tipos deles. Os brancos, chamados de especiais e que cobram um valor um pouco mais alto e os amarelos.

Se quiser conhecer melhor estes aeroportos, acesse os sites a seguir e descubra os serviços e facilidades oferecidos por eles Aeroporto Galeão e Aeroporto Santos Dumont.

Entenda a cidade do Rio

A cidade do Rio de Janeiro tem sua região metropolitana dividida em mais de 17 municípios, entre eles estão os municípios de Niterói, Petrópolis, Duque de Caxias e São Gonçalo.

Já o município do Rio de Janeiro, a área mais conhecida e visitada, é dividia nas seguintes zonas:

Riod Janeiro - Copacabana

– Zona Sul: onde estão os bairros do Flamengo, Botafogo, Copacabana, Ipanema, Leblon, Jardim Botânico, Gávea e outros;

– Zona Norte: Maracanã, Tijuca, Ilha do Governador e outros;

– Zona Oeste: Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Realengo, e outros;

– Centro: onde estão também Lapa e Santa Teresa.

Clima no Rio de Janeiro

A famosa cidade é visitada o ano todo, mas tem seu ponto alto entre os meses de dezembro e março, quando, apesar das chuvas, conquista a todos que a procuram por sua alta temperatura e possibilidade de aproveitar as belas praias.

E o inverno ali, não é tão rigoroso assim. O ponto alto dessa estação é julho e as temperaturas variam entre 19°C e 26°C.

Onde ficar no Rio de Janeiro

Como disse anteriormente, é bem farta a rede de hotéis dessa cidade.

Lá você vai encontrar famosos hotéis que recebem celebridades como o Copacabana Palace que está em frente à praia de mesmo nome, e aqueles outros que cabem em seu bolso espalhados por todas as áreas do Rio.

Hotéis muito recomendados por quem já se hospedou são o Windsor Atlântica (também na Praia de Copacabana), o Mar Ipanema Hotel (a 100m da Praia de Ipanema) e o Windsor Astúrias (no centro da cidade).

Mas se você está procurando uma opção mais barata, veja alguns albergues que tem por lá.
Também bem recomendados por seus hóspedes estão o Books Hostel no centro e o Leblon Spot Design Hostel, no Leblon.

Se quiser mais opções, faça uma busca no www.zupper.com.br, na aba “Hotéis” e descubra quantas opções existem na cidade maravilhosa.

Como se locomover

Além das opções de alugar um carro ou pegar um taxi, o turista pode muito bem utilizar os transportes públicos que são o ônibus e o metrô.

Esse último, apesar de não servir toda a cidade, leva os turistas para pontos de grande visitação.

Você pode, por exemplo, chegar até as praias cariocas como Copacabana, Ipanema e Leblon. Pode também ir até o zoológico ou a outros importantes pontos históricos e culturais.

E aonde ele não chega a viagem pode ser continuada com um ônibus público.

Veja no link a seguir o mapa do metrô do Rio de Janeiro ( www.metrorio.com.br/mapas.htm).

Você pode adquirir cartões eletrônicos unitários ou pré-pagos com cargas mínimas de R$ 10.

E podem ser utilizados nas Linhas 1 e 2 do metrô, em ônibus do Metrô Na Superfície, no Barra Expresso Via Ipanema/General Osório, Integração Intermunicipal, Jacarepaguá Expresso Via Nova América/Del Castilho e na Integração do Metrô + SuperVia.

Além disso, existem alguns bicicletários na saída de algumas das estações do metrô.

Para mais informações sobre esse meio de transporte, visite o site www.metrorio.com.br.

Agora, se você quer ter mais informações sobre os ônibus da cidade, acesse www.vadeonibus.com.br . Lá você poderá pesquisar e planejar seu itinerário e saber quais opções você tem e quanto vai custar sua viagem.

O que ver ou fazer no Rio de Janeiro

Existem muitos pontos no Rio que atraem turistas e moradores também. A maioria deles é muito conhecida e ilustra muitas de nossas propagandas promovidas no exterior.

Veja abaixo uma relação dos principais atrativos começando pelo mundialmente conhecido:

Cristo Redentor e o Corcovado

Rio de Janeiro Cristo Redentor

Localizado a 710m de altura dentro do Parque Nacional da Tijuca. Daqui são tiradas as mais belas fotos da cidade do Rio de Janeiro. www.corcovado.com.br

Arcos da Lapa

Localizado no bairro de mesmo nome.

Esse bairro é repleto de bares e casas de show. Para quem curte uma roda de samba e uma boa vida noturna, tem que passar por lá.
O site www.arcosdalapa.com mostra bastante opções de bares e eventos.

Arpoador

Região que possui uma praia, de aproximadamente 500m, que leva o mesmo nome e é muito frequentada por surfistas. Lá você encontra também a Pedra do Arpoador, entre a praia de Ipanema e o Forte de Copacabana, e o Parque Garota de Ipanema.

Bairro de Santa Teresa

Rio de Janeiro - Santa Teresa

Bairro boêmio onde moram os artistas e seus ateliês. Lá você encontra muito artesanato, bons restaurantes e a famosa escadaria Selarón com 215 degraus decorados de azulejos coloridos onde todos tiram pelo menos uma foto. Você chega até esse lugar com o famoso bondinho elétrico.

Pão de Açúcar e teleférico

Rio de Janeiro - Pão de Açúcar

Outro grande cartão postal da cidade, localizado no complexo de mesmo nome onde fazem parte o Morro da Urca e Morro da Babilônia.

O teleférico liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca e este último ao Pão de Açúcar. Cada trecho dura em média 3 minutos.

Acesse o site www.bondinho.com.br e conheça mais sobre esse passeio obrigatório.

Voar sobre o Rio de Janeiro

Para os adeptos à adrenalina, a cidade oferece inúmeras atividades nesse sentido. Você pode pular de asa deltas a partir da rampa da Pedra Bonita, saltar de paraquedas e até mesmo sobrevoar a cidade de helicóptero.

O Barra Jamping ( barrajumping.com) é uma empresa que está há 13 anos no mercado e oferece esse serviço. E a Botanic Tour (www.botanictour.com) é outra empresa responsável por belos voos de helicóptero pela cidade maravilhosa. Nossos amigos do Aprendiz de Viajante ( www.aprendizdeviajante.com) e Diário de Mochileiro ( www.diariodemochileiro.com.br) testaram e aprovaram.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Rio de Janeiro - Lagoa Rodrigo de Freitas

Frequentado não só por turistas, mas também por moradores, a lagoa Rodrigo de Freitas é um dos cenários mais bonitos que o Rio tem a oferecer e preferidos de se visitar.

Além de ser rodeada por bairros como Ipanema e Leblon, ela também está guardada pelo Cristo Redentor no alto do Corcovado, a Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos.

Lá você tem a disposição quadras de esporte, parques, ciclovias e um centro gastronômico.

Praias Cariocas

Rio de Janeiro - Praias

Definitivamente a atração e motivação principal do Rio de Janeiro. Impossível visitar a cidade e não passar pelas praias de Copacabana, Leme, Leblon, Ipanema, São Conrado, Tijuca entre outras.

Coisa para se ver é o que não falta no Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro - Jardim Botânico

Além dos atrativos que falei acima, você tem também o Jardim Botânico, O Teatro Municipal, a residência da família real portuguesa (a Quinta da Boa Vista), os estádios do Maracanã e Maracanãzinho e muito mais.

Onde comer no Rio de Janeiro

Se for curtir a noite no Bairro da Lapa, prove antes o famoso cabrito com alho frito do Restaurante Nova Capela. E depois vá se divertir em alguma roda de samba que por alí não falta.

Agora, se prefere comer um bom pescado e frutos do mar, dê uma passada pela Barra de Guaratiba e Vargem Grande. O restaurante do Bira, na Estrada da Vendinha, serve moquecas e peixes deliciosos. Ideal para comer e petiscar depois da pegar uma praia.

E se quiser um jantar mais requintado, vá para os bairros do Leblon e Ipanema. Aqui você dispõe da mais alta gastronomia, inclusive internacional. O restaurante Antiquarius (Leblon), com seu chef português Carlos Perico, imperam com a saborosa comida portuguesa.

Um passeio gastronômico diferente seria o Mercado Cobal que fica também no Leblon.

É lá que os grandes chefs fazem suas compras. E você ainda pode apreciar uma boa e barata comida, acompanha de um chope entre os inúmeros bares e restaurantes que ali estão. O Espírito do Chopp é o mais badalado.

DICA

Uma dica muito legal é alugar uma bicicleta e percorrer alguns lugares como o Parque do Flamengo, Lagoa Rodrigo de Freitas ou mesmo pelas ciclovias das praias de Ipanema e Leblon. Ao lado de uma boa companhia… Melhor ainda!

Se estiver acompanhado de crianças, leve-as para conhecer o Jardim Zoológico da cidade (www.rio.rj.gov.br/web/riozoo) ou o Lagoa Aventuras, um circuito de aventuras dentro de uma unidade de conservação que oferece atividades cheias de adrenalina para adultos e crianças (www.rio.rj.gov.br/web/riozoo) .

Links externos

www.rioguiaoficial.com.br
www.rio.rj.gov.br
www.metrorio.com.br
www.cartaoriocard.com.br

Rio de Janeiro

Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Comente aqui

Pergunta de Segurança (CAPTCHA) *

    Destinos mais procurados

  1. Saiba aqui o que Buenos Aires tem de “tan querida”
  2. Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) – New York
  3. Dicas de como preparar sua bagagem de mão em uma viagem internacional de longa duração
  4. Conheça a cidade de Londres
  5. Fortaleza, Ceará
  6. Lugares para curtir a neve em Julho