Roteiro de 3 dias em Roma

passagem aerea para Roma

Roma é uma das cidades que não pode faltar em sua lista de destinos a serem visitados durante a sua vida!

Essa cidade, além de grande importância histórica, tem sempre alguma coisa a mais para mostrar, não importa quantas vezes você a visitar.

A sensação de passar por onde muitos fatos históricos aconteceram é algo indescritível. É como se você pudesse, de alguma forma, tocar a história. Tê-la bem diante de si.

Mas para quem vai para a cidade pela primeira vez, segue abaixo um pequeno roteiro de 3 dias que vai fazer você conhecer os principais atrativos de Roma.

1° Dia
Roteiro de Roma - Dia 1

O que existe de mais famoso em Roma são suas bem conservadas ruínas. Então, vamos acabar com a ansiedade e começar diretamente por elas.

Um interessante ponto para começar o passeio, é no Monumento Vittorio Emanuele, localizado na Piazza Venezia e onde encontra-se também o túmulo do soldado desconhecido.

Subindo as escadarias desse mesmo monumento, você vai encontrar no topo, além de uma bela vista da cidade, um museu com artefatos e armas do período da 2ª Guerra Mundial.

Próximo ainda a este monumento, você encontrará uma Galeria de Arte Nacional, conhecida como Palazzo Venezia.

Ainda concentrada nessa mesma região, o Mercado e as Colunas Traianas serão as primeiras ruínas que você poderá observar.

De frente para o Monumento Vittorio Emanuele, elas estarão logo a sua esquerda.

Depois, siga pela Via dei Fiori Imperiali, pois agora você caminhará rumo ao mundialmente famoso monumento histórico que é o Colosseo (você encontrará também como Coliseum ou Coliseu).

Mas antes de chegar até ele, dê uma olhada para sua direita.

Alí estarão as ruínas do Foro Romano e Monte Palatino.

Ao comprar ingressos para o Colosseo, informe-se na bilheteria. Pois existem ingressos que dão direito a visitar o Foro Romano também.

Não deixe de admirar o Arco de Constantino, localizado entre o Colosseo e o Monte Palatino.

E não se assuste se encontrar alguns romanos vestidos de gladiadores bem próximos ao Colosseo.

Eles ficam alí para tirar fotos com os turistas em troca de alguns euros.

Muitos se divertem com as poses dos gladiadores ao simular uma leve decapitação com os turistas.

Depois dessas visitas, siga pela Via di San Gregorio e chegue até um local antes utilizado para eventos e entretenimento para o povo romano como jogos, festivais e corridas.

Esse local, é o conhecido Circo Máximo (ou Circo Massimo).

Atualmente poucos fragmentos restam de sua original estrutura, mas é utilizada pelos moradores como uma grande área de lazer ao ar livre.

Continue então pela Via dei Cerchi, vire a esquerda e encontre o Tempio di Ercole e um pouco mais a frente, a Basilica di Santa Maria in Cosmedin, local onde está guardada a Bocca della Veritá.

Diz a lenda que na Idade Média, essa escultura em mármore era tida como um oráculo e usado por maridos e mulheres que duvidavam da fidelidade de seus cônjuges.

Cuidado ao colocar a mão em sua boca para tirar uma foto!

Ainda dentro desta basílica, encontram-se as relíquias de São Valentino, ou seja, existe uma urna de vidro dentro da igreja onde é possível ver os ossos do santo.

Se depois de tudo isso sobrar um pouco de tempo e pique, faça uma visita à Basilica di San Giovanni in Laterano, que além de ser considerada a basílica do Papa, é também a mãe de todas as igrejas de Roma e do mundo.

2° Dia
Roteiro de Roma - Dia 2

Depois de passar o primeiro dia totalmente mergulhado nas ruínas romanas, sugiro que neste dia você visite um outro ícone da cidade eterna que é o Vaticano.

Antes de entrar na Basílica de São Pedro (San Pietro) observe atentamente a majestoja Piazza di San Pietro projetada por Bernini com suas colunas monumentais e as 140 esculturas de santos, papas, mártires e fundadores de ordens religiosas acima delas e voltadas para o centro da praça.

A entrada para a basílica é gratuita e dá direito a conhecer a tumba dos papas, incluindo a do Papa João Paulo II.

Uma dica muito importante aqui: não vá de saia, bermudas ou shorts.

Se estiver de regata, leve um lenço para cobrir as costas e os ombros, se não, os seguranças não deixam você entrar. Eles são muito rigorosos com isso.

Se você quer assistir à benção papal, lembre-se que ela acontece às 12h do domingo na Piazza San Pietro, em frente a catedral.

Para mais informações e atualizadas, acesse o site www.vatican.va.

Depois da basílica, visite também o Museu do Vaticano. Além de apreciar trabalhos fantásticos, terá a oportunidade de deslumbrar uma grande obra de arte concebida pelas mãos de grandes artistas como Michelangelo, Rafael, Bernini e Botticelli,
que é a Capela Sistina. Imperdível!

Após a visita, saia do museu e siga pela Via della Conciliazione até o Castelo Sant’Angelo, que abriga o Museu Nacional de Roma e também é um excelente ponto para vislumbrar a cidade.

Não deixe também de tirar uma foto a partir de uma das pontas da ponte do castelo, com o monumento ao fundo e os anjos de Gian Lorenzo Bernini ao seu redor. Cenário é algo indescritível!

Notar que ao longo dessa mesma ponte existem vários cadeados presos a suas grades.

Esses foram colocados por casais apaixonados como forma de selar sua paixão e juras de amor.

3° Dia
Roteiro de Roma - Dia 3

Nesse dia, prepare-se para uma boa e agradável caminhada. Lembre-se de calçar sapatos confortáveis. Pegue sua garrafinha de água e vamos lá. A idéia é conhecer as principais praças (ou piazzas) de Roma.

Vamos começar pela Piazza Navona.

Acredito que o ônibus 64 passa por lá. Mas se quiser calcular o seu percurso de acordo com o local onde você estará hospedado, acesse o site www.atac.roma.it e faça seu trajeto personalizado. Existe uma versão em inglês também.

De lá, siga até o Pantheon, antigo templo romano que abriga as tumbas de personagens importantes da história italiana como os reis Vittorio Emanuele e o pintor Rafael Sanzio.Pode ser visitado internamente.

Agora, próxima parada, a encantadora Fontana di Trevi.

Sabem o que é mais gostoso de se fazer aqui, além de jogar uma moedinha de costas para ela e desejar voltar mais uma vez a cidade, é comprar um delicioso gelato em uma das sorveterias próximas a ela e saboreá-lo sentado em frente a fonte.

Para chegar até a fontana, você poderá passar pela Via del Corso.

Aproveite aqui para olhar as vitrines de lojas famosas e da Galeria Alberto Sordi.

Depois desse descanso, siga até a residência do presidente da república, o Palazzo del Quirinale. Para informações sobre visitação, acesse www.scuderiequirinale.it.

Na sequência, dê uma passada pela Piazza di Spagna, a famosa praça com suas escadarias gigantes aos pés da Igreja de Trinitá dei Monti.

A praça é considerada ponto de encontro de romanos e turistas tanto durante à noite quanto durante o dia.

Aqui perto estão a Via dei Condotti e a Via Bocca di Leone. Duas ruas de lojas de marcas caríssimas, que não custa nada dar uma olhada. Muitas delas trabalham com o sistema Tax Free.

Por último, dê uma passada na Piazza del Popolo que abriga a igreja de Santa Maria del Popolo, erguida no mesmo lugar onde Nero morreu e foi sepultado.

Atualmente é utilizada como zona de passagem de pedestres e como palco para eventos e manifestações públicas.

DICA

Se a história de tumbas te intrigam, você pode matar essa sua curiosidade visitando duas delas em Roma.

Uma está vazia e encontra-se na Basílica e Catacumba de San Sebastiano (www.catacombe.org – aos domingos encontra-se fechada).

E a outra, ainda com ossos, encontra-se na Cripta dei Cappuccini na Igreja Santa Maria della Concezione.

Encontra-se próxima a estação de metrô Barberini e pode ser facilmente encaixada no segundo dia de seu roteiro, logo depois de passar pelo Palazzo Quirinale.

Esse roteiro é apenas uma sugestão.

Você poderá adaptá-lo de acordo, por exemplo, com o local em que ficará hospedado em Roma.

E não se esqueça de acessar o site oficial dos lugares a serem visitados antes de fechar seu roteiro.

Muitos deles tem o que os italianos chamam de “giorno di chiusura”, que são dias em que os estabelecimentos encontram-se fechados.

Outras informações que você poderá antecipar fazendo essa pesquisa, são preços atualizados, horários de funcionamento em dias festivos e até se existe algum dia em que a entrada é gratuita.

Ficou com vontade de conhecer Roma? Então acesse o site do Zupper Viagens e faça uma pesquisa de passagens para Roma ou fale com nossos Zupper Consultores.

Links externos

Palazzo Venezia – www.galleriaborghese.it/nuove/evenezia.htm

Basilica e Catacumba de San Sebastiano – www.catacombe.org

Castelo Sant’Angelo – www.castelsantangelo.com

Museu do Vaticano e Capela Sistina – www.vatican.va

Basílica de San Pietro – www.vatican.va/various/basiliche/san_pietro/index_it.htm

Instituto da Guarda do Pantheon – www.guardiadonorealpantheon.it

Scuderia del Quirinale – www.scuderiequirinale.it

Colosseo – www.the-colosseum.net

Catacumbas de Roma – www.catacombe.roma.it

Cripta dei Cappuccini – www.cappucciniviaveneto.it

Turismo em Roma – www.turismoroma.it

Destinos Sagrados – www.sacred-destinations.com

Roma Pass – www.romapass.it

Roma

Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Comente aqui

Pergunta de Segurança (CAPTCHA) *

    Destinos mais procurados

  1. Saiba aqui o que Buenos Aires tem de “tan querida”
  2. Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) – New York
  3. Dicas de como preparar sua bagagem de mão em uma viagem internacional de longa duração
  4. Conheça a cidade de Londres
  5. Lugares para curtir a neve em Julho
  6. Fortaleza, Ceará