São Luís do Maranhão

Conheça a seguir, um pouco da cidade brasileira intitulada pelos franceses como a pequena cidade de cerâmica. Onde a sua história colonial, presente nos antigos casarões, museus e igrejas do centro histórico, se misturam ao presente, nos mais modernos prédios e largas avenidas dos bairros Renascença e Calhau.

Aqui, graças à mistura de povos e crenças, presente desde a época de seu descobrimento, hoje, São Luís festeja em suas ruas as mais diversas manifestações multiculturais onde músicas, gastronomia regional e o carinho de seus moradores, dão conta de fazer com que uma viagem para esta cidade se torne algo inesquecível.

Onde fica

São Luís, capital do Maranhão, é um município localizado na ilha de Upaon-Açu, entre as baías de São José de Ribamar e São Marcos. Foi fundada por franceses e faz parte da região nordeste do Brasil.

Como chegar

Para chegar a São Luís do Maranhão, existem voos diretos de aproximadamente 3:20h partindo de São Paulo e do Rio de Janeiro. Fora essas cidades, existem outras inda de onde partem voos para esse destino.

O aeroporto que utilizará para desembarque será o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado que possui facilidades como locadoras de carros, estacionamentos, lanchonetes, lojas, bancos e etc. Em frente a ele, existe um ponto de ônibus, onde poderá utilizar o transporte público para chegar até o centro da cidade. Essa será a forma mais econômica, porém mais demorada, de chegar ao centro que está a cerca de 15Km do aeroporto.
A outra opção seria pegar um taxi.

Se quiser saber o preço de uma passagem aérea para São Luís a partir de sua cidade, acesse o Zupper Viagens e faça uma pesquisa nas datas em que você gostaria de viajar.

Clima

Como a maioria das cidades do nordeste brasileiro, a temperatura por aqui nunca será baixa. Você precisará apenas saber que o período das chuvas ocorre nos primeiros seis meses do ano. E de julho em diante, o calor aumenta e o clima fica mais seco.

São Luís do Maranhão 1
O que ver e fazer em São Luís

Veja abaixo algumas atrações que você poderá visitar e atividades a realizar.

Compras em Ceprema

O Centro de Produção do Artesanato do Maranhão é o lugar onde poderá comprar réplica dos tradicionais azulejos portugueses, miniaturas de bumba meu boi, cerâmicas, rendas e bordados, todos feitos por artesãos locais.

Casa das Tulhas

Ainda falando em compras, a Casa das Tulhas, na Rua da Estrela, é um excelente local para comprar produtos regionais como doces, licores e cachaças.

Bumba meu boi

Festa marcante dessa cidade e região em que, por meio de diferentes manifestações como danças e festivais, retrata-se uma história do período colonial onde um fazendeiro quase puniu um de seus trabalhadores por ter matado seu boi preferido, para atender ao desejo de sua esposa grávida que queria comer a língua do animal. Mas curandeiros se reuniram e para evitar a tragédia, ressuscitaram o boi. E o fazendeiro, feliz, deu uma festa em comemoração.

Esta festa é realizada todos os anos no mês de Junho.

Centro Histórico

Como disse antes, aqui poderá ver ilustrado nas fachadas dos antigos casarios, Teatro Arthur Azevedo, Palácio dos Leões e outros edifícios datados do século 18 e 19, a história do período colonial dessa cidade.

Tamanha a importância histórica desses imóveis que compõem o centro, que cerca de 1000 deles já se tornaram patrimônio Mundial pela Unesco.

Igrejas

As igrejas também são parte integrante desse patrimônio.

Localizadas no centro histórico de São Luís estão as igrejas do Carmo, do Desterro e Matriz da Sé. Essa última possui seu altar principal revestido de ouro.

Museus

Se você gosta mesmo de história, não deixe de visitar museus como a Casa Maranhão (que conta histórias do bumba meu boi), Museu histórico e Artístico do Maranhão (com peças doadas que retratam os costumes da sociedade do século 19), Convento das Mercês (onde está o Memorial José Sarney) entre outros.

Orla de São Luís

E para dar uma pausa em suas visitas históricas, passeie pela orla de São Luís. São 32Km de litoral, cujas praias melhoram à medida que você se afasta do centro da cidade.

A Praia São Marcos é a preferida dos turistas. A mais movimentada é a Praia Ponta d’Areia, com barracas e e happy hours cheios. A mais afastada e consequentemente mais tranquila é a Araçagy. E a que possui a mais bonita orla e calçadão, é a Praia Calhau. Além de outras como Praia do Meio, Olho d’Agua e etc.

Onde comer

Aqui em São Luís, a comida típica que você deverá provar é o Arroz de Cuxá. Prato onde o arroz é misturado a ingredientes como farinha de mandioca, camarão seco, sal e vinagreira. E este prato geralmente é servido acompanhado de peixes e frutos do mar.

Não deixe de provar também o Guaraná Jesus, que recebeu o nome do farmacêutico que o criou, cujo líquido rosa possui sabor de guaraná misturado com cravo e canela, e o cheiro é de tutti-frutti.

Além disso, carne de sol, peixes e frutos do mar, integram também o menu regional dos restaurantes em São Luís.

Na Avenida do Holandeses você encontrará bons restaurantes de gastronomia variada. E no Farol de São Marcos poderá encontrar restaurantes com um cardápio mais típico. Os bares mais descolados estão na Lagoa da Jansen e na Praia do Calhau, estão os quiosques para um bom happy hour.

São Luís do Maranhão 2
Dicas

Além do bumba meu boi, existem outras famosas comemorações em São Luís como a Festa do Divino, que é celebrado quarenta dias após a Páscoa e o Carnaval também. Se você gosta de visitar cidades em períodos de festa, fica a dica pra você.

Existem também algumas lendas em São Luís como a serpente encantada e a carruagem de Ana Jansen. Descubra essas histórias durante a sua visita.

Links externos

www.turismo.ma.gov.br

São Luiz

Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Comente aqui

Pergunta de Segurança (CAPTCHA) *

    Destinos mais procurados

  1. Saiba aqui o que Buenos Aires tem de “tan querida”
  2. Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) – New York
  3. Dicas de como preparar sua bagagem de mão em uma viagem internacional de longa duração
  4. Conheça a cidade de Londres
  5. Fortaleza, Ceará
  6. Lugares para curtir a neve em Julho