Viagem para Bonito, Mato Grosso do Sul

Há quem diga que uma viagem para Bonito é quase como uma viagem para outro planeta, tamanha e estonteante beleza natural que é possível encontrar nesse lugar. Realmente existem passeios, que se você tiver a oportunidade de realizar, encontrará cenários bem diferentes daqueles que estamos acostumados a ver.

Bonito é conhecido também por ser um destino de ecoturismo no Brasil por conta das paisagens e atividades que oferece. O destino busca ainda, na evolução de sua infraestrutura, zelar sempre pela preservação do meio ambiente e o acolhimento e acessibilidade de vários perfis de visitantes.

Onde fica

A cidade de Bonito está localizada no estado do Mato Grosso do Sul, distante aproximadamente 300Km da capital do estado, a cidade de Campo Grande.

Como chegar a Bonito

Para chegar a Bonito você pode voar para Campo Grande e a partir de lá alugar um carro ou então utilizar um ônibus até o destino. Serão aproximadamente 300 km percorridos. Existe uma empresa rodoviária que realiza o percurso 2 vezes ao dia e a duração pode variar de 4h à 6:30h. Lembre-se de acessar o site da empresa antes de planejar sua viagem.

Azul, Gol, Tam e Avianca são as companhias que voam para Campo Grande. Partindo de São Paulo, em voo direto, por exemplo, são aproximadamente 1:50h de duração de voo. Se quiser saber quanto custa uma passagem para Campo Grande acesse nosso site ou entre em contato com um de nossos Zupper consultores por telefone.

Existem também voos da Azul que voam direto de Campinas para Bonito, porém, não em uma frequência diária.

Bonito, Mato Grosso do Sul 2
Quando ir para Bonito?

Ponto muito importante a ser considerado ao planejar uma viagem para Bonito é quando será o melhor momento para visitá-lo. Como muitos dos atrativos que você irá conhecer são atrativos naturais, algumas situações climáticas poderão interferir na sua experiência.

É verdade que o destino pode ser visitado em qualquer período do ano, mas considere as atividades que quer realizar por lá. Se quiser ver a vegetação mais verde, o nível dos rios mais alto, cachoeiras volumosas e animais mais à vista, então o ideal é o período das chuvas, entre Dezembro e Março.

No período da seca, de Junho à Setembro, é o período em que os rios ficam mais cristalinos e, portanto, a visibilidade nas flutuações pode ser melhor. Mas é dito também que esse é um período de queimadas na região e por conta disso, os animais acabam se escondendo.

No verão as temperaturas podem chegar aos 35°C e no inverno, aproximadamente 15°C.

Alguns feriados, assim como o famoso mês de férias, Julho, são considerados períodos de alta temporada no destino. Pode ser então que você encontre valores de diárias e passeios mais altos.

Portanto, a melhor época depende das atividades que deseja realizar. Um cenário verde, animais, cachoeiras, a melhor iluminação na Gruta Azul, pode ser melhor ir na época das chuvas.
Flutuações, mergulhos, snorkel, podem ser mais proveitosos no período de seca. Pode ser inclusive que algumas dessas atividades não possam acontecer na época das chuvas.

Onde ficar em Bonito

Bonito é uma cidade pequena, mas com infraestrutura para receber hóspedes de diferentes perfis: casais, famílias com crianças, grupo de amigos, entre outros.

Para hospedagem você poderá optar por hotéis, pousadas e hostels ou albergues. Se não for alugar carro para seu período de viagem, tente ficar em um hotel ou pousada mais próximos ao comércio.

Existem pousadas mais simples e econômicas e outras com estruturas mais completas e de maior conforto com piscinas, estacionamento, bares, alguns serviços de massagem e tem até mesmo um resort em Bonito.

Bonito, Mato Grosso do Sul 3
Passeios em Bonito

Agora vamos ao que mais faz desse destino um lugar único e especial em nosso Brasil (e ouso dizer que no mundo também): o que ver e fazer em Bonito?

Confesso que algumas atividades podem dar um pouco de receio, mas existem agências especializadas por lá com as quais poderá contratar os passeios e realizá-los de forma segura. Reservando os passeios com elas, poderá utilizar as próprias vans das agências para acesso aos atrativos. Se de repente tiver um carro alugado e optar por fazer alguns passeios sozinho, lembre-se de ter um mapa em mãos e ser prudente, pois alguns lugares devem ser visitados apenas com guias.

Atente-se também à época do ano, pois pode ser que algumas atividades não estejam disponíveis durante alguns períodos do ano.

Gruta do Lago Azul

Definitivamente o cartão postal desse destino. Aquele atrativo que todos que vão para lá precisam visitar para ver um dos encantos de Bonito. A água é de um incrível azul cristalino e você poderá ver também estalactites.

Existe um acesso de quase 300 degraus irregulares e o passeio pode durar até 3h. Permitida a entrada de crianças apenas acima de 5 anos.

Um bom período para fazer esse passeio é no período da manhã, entre os meses de Novembro e Janeiro. Dizem que nesse período o sol incide na boca da gruta e cria uma impressionante iluminação natural no lago azul.

Abismo Anhumas

Outra fantástica atração de Bonito, o Abismo Anhumas é uma cratera de aproximadamente 72m de profundidade na qual você poderá descer de rapel e encontrar outro incrível lago cristalino. Dizem que essa é a maior caverna submersa do mundo.

Aqui é possível também praticar mergulho, pois a profundidade do lago varia entre 15m e 80m. O passeio pode durar até 5h e existe um número limite de visitantes por dia.

Rio da Prata

Aqui você poderá fazer atividades de flutuação. Em passeios contratados, estes começam geralmente com uma trilha até a nascente do Rio Olho D’Agua e com a flutuação, o visitante segue um curso até o Rio da Prata.

Durante a flutuação você poderá, dependendo do período do ano, observar uma grande variedade de peixes e bolhas que nascem do fundo do rio (outras nascentes).

Este é um passeio que dura aproximadamente 3 horas e você irá utilizar aquelas roupas de neoprene e também máscara de snorkel. Por conta de suas águas também cristalinas, é considerado ainda um grande aquário natural.

Existe também restrição de idade para as crianças nesse passeio.

Lagoa Misteriosa

Na Lagoa Misteriosa você poderá praticar mergulho e flutuação. Mais uma vez encontrará águas transparentes e profundas também. A lagoa tem cerca de 75m de profundidade, mas essa caverna inundada pode atingir até 220m de profundidade.

Esse atrativo está um pouco mais distante do centro de Bonito, cerca de 50Km.

Rio Formoso

Um lugar para você descer as corredeiras em botes infláveis, passar por algumas cachoeiras, ver animais nas margens do rio e se divertir com a família ou a galera. Você também pode fazer flutuação e scuba dive.

Rio Sucuri

Mais um atrativo para praticar snorkel e ver peixes no fundo do rio e uma formosa vegetação nas margens.

Bem, esses são apenas alguns dos muitos atrativos desse destino. Além deles, você poderá também praticar cavalgadas, fazer trilhas nas matas, boia cross, passeios de quadriciclos, arvorismo, contemplar as araras vermelhas no Buraco das Araras, visitar o Projeto Jibóia, conhecer a Ilha do Padre, Praia da Figueira e muito mais.

Bonito, Mato Grosso do Sul 4
O que comer

Em Bonito você encontrará muitos pratos feitos com carnes, peixes de água doce como a traíra sem espinha, saladas, caldos, carnes exóticas como as de jacaré e a capivara. Poderá ainda saborear sorvetes feitos com polpas de frutas diferentes como guavira e bocaiúva.

Algo muito típico de Bonito é uma bebida de erva-mate feita com água gelada chamada tereré. A dica é sugar o líquido sem mexê-lo.

Eventos

No mês de Julho, no último final de semana, o destino recebe um grande evento: o Festival de Inverno de MPB. Reveillon e Carnaval também são feriados que deixam a cidade bem cheia.

Bonito, Mato Grosso do Sul 5
Dicas

Muitos passeios realizados em Bonito tem um número máximo de pessoas que podem realizá-los, portanto, se pretende viajar em alta temporada, por exemplo, acho que seria interessante reservar seus passeios com antecedência.

Se optar por descer em Campo Grande e pegar um ônibus ou outro tipo de transporte até Bonito, atente-se ao horário de chegada do voo e também ao horário de saída do seu transporte até Bonito.

Leve uma máquina à prova d’água ou então aquelas caixas-estanque para colocar sua câmera. Isso será bem importante para tirar fotos embaixo da água.

Antes de planejar sua viagem, se for com crianças, faça contato antes com as agências de passeios para saber as idades permitidas para cada atrativo e atividade. Isso será importante para que os pequenos não se frustrem e os pais curtam a viagem.

Links externos

www.turismo.bonito.ms.gov.br

Bonito, Mato Grosso do Sul

Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Comente aqui

Pergunta de Segurança (CAPTCHA) *

    Destinos mais procurados

  1. Saiba aqui o que Buenos Aires tem de “tan querida”
  2. Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) – New York
  3. Dicas de como preparar sua bagagem de mão em uma viagem internacional de longa duração
  4. Conheça a cidade de Londres
  5. Fortaleza, Ceará
  6. Lugares para curtir a neve em Julho