Viagem para Brasília, Distrito Federal

Foi Juscelino Kubitschek que concretizou a ideia de fazer com que a capital se instalasse no centro do país. Esse foi considerado também o ponto com qualidades e vocação para o desenvolvimento do chamado turismo cívico. Oscar Niemeyer foi quem projetou muitas de suas obras, Lucio Costa cuidou de projetos urbanísticos e Burle Marx, de projetos paisagísticos.

Dotada de uma grande e particular beleza arquitetônica, a cidade de Brasília vai impressionar você pelas grandes obras de arte ao ar livre. Com certeza você já viu muitas delas pela televisão e sabe que o grande arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer as construiu. Porém, o Zuppy, nosso querido mascote, visitou a cidade em Abril desse ano e me confessou que de perto, elas impressionam muito mais. São bem maiores do que parecem ser em fotos de revistas e imagens de televisão.

É uma cidade moderna, do século XX, considerada Patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, pela importância de seu conjunto arquitetônico, paisagístico, urbanístico e suas belezas.

A cidade possui vias muito amplas, com muitas faixas para os carros. Zuppy me disse inclusive que se você alugar um carro por lá, um sistema de navegação via GPS vai fazer toda a diferença. Por serem tão amplas as vias, dependendo da faixa em que você estiver, ela poderá te levar a uma parte diferente da cidade e os retornos não são tantos e nem tão próximos uns aos outros. Portanto, se alugar um carro, será interessante ter um GPS com você.

Brasília 2

Onde fica

A cidade de Brasília é a capital do Brasil e pertence ao Distrito Federal, parte da região centro-oeste do país. Está localizada no chamado Planalto Central e faz aniversário no dia 21 de Abril.

Como chegar

A cidade de Brasília encontra-se a apenas 1:40h de voo a partir de São Paulo, em um voo direto, e a quase 2h de voo a partir do Rio de Janeiro. Atualmente existe uma oferta de voos muito grande para esse destino, partindo de diversas cidades brasileiras.

O aeroporto que recebe esses voos é o Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek, ou apenas Aeroporto Internacional de Brasília. Ele é representado pela sigla BSB e se precisar de informações sobre como sair ou chegar até ele para pegar o seu voo, basta a cessar o site do aeroporto.

Ficou com vontade de conhcer a cidade? Então acesse o site da Zupper e veja aqui quanto custa uma passagem aérea para Brasília.

Brasília 3

Entenda a cidade de Brasília

Além de ser a morada das sedes de nossos ministérios e casa de grande parte do poder político do Brasil, a cidade de Brasília é famosa também por ser uma cidade planejada. Ou seja, a forma como ela nasceu, foi desenhada e construída, tem suas bases em um prévio planejamento.

É possível observar que seu território tem o formato de um avião. E era exatamente para ser assim, tanto é que possui áreas laterais chamadas de Asa Sul e Asa Norte, como as de um avião. Seus endereços são bem diferentes do resto do país, com indicações por quadras, zonas e etc.

Brasília mapa

Contudo, a cidade cresceu desde 1960 e sua área, atualmente, vai além desse formato de avião (Projeto Piloto).

O Eixo Monumental é o centro do projeto, com monumentos e órgãos do governo ao redor. As asas, Sul e Norte são os dois grandes bairros da cidade, divididos por setores: hoteleiro, bancário, clubes. O que vai além da marcação do Projeto Piloto, faz parte da região metropolitana de Brasília.

Essa região surgiu em função do crescimento acelerado e desorganizado da cidade. Assim, vieram também as chamadas cidades satélites. Algumas delas são Ceilândia, Riacho Fundo, Águas Claras entre outras.

Por ser conhecida também como a cidade de grandes quadras, andar a pé por ali pode até ser uma boa ideia para quem quer passear por alguns pontos do Eixo Monumental (que possui 5Km de extensão). Fora isso, o ideal é pegar um taxi ou ônibus. O metrô até existe, mas com acesso limitado, com uma estação Central que parte do Eixo Monumental e percorre a Asa Sul em direção às cidades satélites.

Brasília metrô

Quando visitar Brasília

Você pode visitar a cidade o ano todo e se quiser saber quantos dias ficar por lá, acredito que 4 dias inteiros está de bom tamanho para ver as principais atrações com muita calma. Mas se tiver apenas um final de semana, também é possível conhecer o suficiente para ficar com água na boca e querer voltar com mais tranquilidade.

No verão, a temperatura na cidade pode atingir os 35°C, enquanto que no inverno podem cair a 8°C. As chuvas acontecem entre os meses de Outubro e Março. E nos meses de Junho a Agosto, ao contrário, a umidade pode ficar abaixo de 20%. Tente apenas evitar esse último período, principalmente se você fica incomodado com climas secos demais.

Brasília 4

O que ver e fazer

Brasília é uma cidade interessante de conhecer. Possui diversos atrativos, mas os arquitetônicos são de particular interesse. Veja abaixo alguns importantes pontos que você deve visitar e conhecer quando estiver por lá.

Eixo Monumental

É a principal avenida de Brasília e centro do Projeto Piloto, com aproximadamente 5Km de extensão. O centro dessa avenida possui um canteiro gramado e ao redor estão alguns monumentos e órgãos públicos do nosso país.

Palácio da Alvorada

Um dos grandes cartões postais de Brasília e a residência oficial do Presidente da República.

Foi projetado em 1956 e é considerado uma das grandes obras-primas de Oscar Niemeyer. As decorativas colunas de mármore branco que fazem parte de sua fachada se tornaram o símbolo da cidade. Ali estão também grandes obras de arte como os quadros de Volpi, esculturas de Brecheret, tapeçaria de Di Cavalcanti, entre outros.

É possível visitar o palácio, mas existem dias e horários certos para isso. Grupos são formados por ordem de chegada e são acompanhados durante todo o percurso por alguém que faz parte da área de Relações Públicas, que auxilia na explicação de detalhes da arquitetura, história e ambientes do palácio.

Para mais informações sobre visitas, acesse o site do Planalto – www2.planalto.gov.br

Praça dos Três Poderes

Encontra-se em uma das pontas do Eixo Monumental e simboliza a união entre os poderes representados nas pontas dessa praça pelo Palácio do Planalto (poder executivo), prédio do Supremo Tribunal Federal (poder judiciário) e o Congresso Nacional (poder legislativo).

Dentro dessa praça estão símbolos de harmonia entre esses três poderes: a estátua da Justiça de Alfredo Ceschiatti e Os Guerreiros de Bruno Giorgi.

Congresso Nacional

O Congresso Nacional é o maior símbolo da cidade, com os prédios verticais ao centro e as cúpulas ao lado, sendo uma delas invertida. Aqui estão também as câmaras do senado e a dos deputados, onde acontecem as sessões que por vezes vemos na televisão.

Está localizado em uma das pontas do Eixo Monumental, próximo à Praça dos Três Poderes. É simplesmente impressionante ver essa obra que se eleva próxima a um espelho d’água à sua frente, com uma imponente rampa que conduz políticos e visitantes até a sua porta de entrada.

Aqui também existem visitas guiadas, com horários pré-definidos, que passam pelas câmaras que reúnem deputados e senadores. O Zuppy fez esse passeio e achou o máximo. Ele recomenda!

Catedral Metropolitana

Você vai sair daqui com dor no pescoço, pois é impossível parar de olhar para o teto dessa igreja.

Considerada uma das sete maravilhas de Brasília e também projetada por Niemeyer, ela possui uma forma circular. Do centro de seu teto, saem 16 colunas curvadas. Aliás, o seu teto, um imenso e bem projetado vitral colorido, foi criado pela artista Marianne Peretti, que garante uma iluminação fabulosa durante o dia. Ainda junto a esse vitral, no centro do teto, estão os três famosos anjos suspensos de Alfredo Ceschiatti.

A igreja encontra-se em uma das laterais da Esplanada dos Ministérios, próxima ao Ministério da Agricultura e abaixo do nível do solo. Isso faz com que ao entrar, a igreja pareça maior do que realmente é. Você pode visitá-la e ver todo o seu esplendor por dentro.

Museus

Existem também muitos museus na cidade de Brasília. Um deles encontra-se na região do Eixo Monumental, próximo ao Complexo Cultural da República. É o Museu Nacional com sua diferente cúpula branca e enorme rampa que lhe dá acesso. Existe ainda um espelho d’agua redondo à frente.

Niemeyer é também autor desse projeto e há quem diga que esse prédio parece até um disco voador.

Além do Museu Nacional, estão também presentes na cidade os museus de Valores, Memorial JK, Nacional de Gemas e Memorial dos Povos Indígenas.

Torre de televisão

Projetada por Lucio Costa, ela está localizada na ponta oposta do Eixo Monumental em que se encontra o Congresso Nacional.

Ela possui aproximadamente 224 metros de altura e por meio de um elevador, é possível chegar a um mirante e ter uma espetacular vista de todo o Eixo Monumental.

Acesse o site do órgão responsável pelo turismo da cidade para ver os dias da semana e horários que permitem a subida ao mesanino ou mirante – www.setur.df.gov.br

Existe ainda uma feira de artesanato, chamada Feira da Torre, que acontece aos finais de semana e onde você pode encontrar artesanato, móveis, gastronomia, roupas e acessórios.

Brasília Tour

Existe um passeio feito em um ônibus de dois andares pelos principais pontos de Brasília que dura aproximadamente 1:30h e parte do estacionamento do Brasília Shopping. Essa é uma boa forma também de ter o seu primeiro contato com a cidade para conhecê-la em detalhes depois.

Passeio de Barco pelo Lago Paranoá

Brasília possui um lago artificial localizado na frente da “ponta do avião”. Ele banha as margens, por exemplo, do setor de clubes esportivos sul e Pontão do Lago Sul. É comum ver em alguns pontos moradores dando algumas festas em seus iates estacionados às margens de um tipo de shopping/clube/boulevard chamado também de Pontão Lago Sul.

Existe um passeio de barco por esse lago em que é possível, a partir dele, observar alguns importantes pontos como o Palácio do Jaburu, Casa da Dinda e Ponte JK.

Existem ainda muitos outros pontos que você pode conhecer na cidade de Brasília como o Palácio Itamaraty, Catetinho, Santuário Dom Bosco, o Parque da cidade (Sarah Kubitscheck) e até mesmo curtir a vida noturna no chamado Pontão, à beira do Lago Paranoá.

Roteiros turísticos

O Ministério do Turismo chegou inclusive a desenvolver seis diferentes roteiros para quem quer conhecer a capital, chamados de: Rota Antecedentes da Capital, Rota da Construção de Brasília, Brasília de Todos os Povos e Nações, Brasília Cidade Parque, Rota Cultura e Concreto e a Rota da Democracia e Soberania Nacional.

Existem também as rotas que apresentam ao turista o significado da arquitetura de Brasília: entre Palácios e Museus, Rota Traço Monumental, do Cerrado ao Concreto, Rota Brasília Quatro Escalas e a Rota Cruzeiro Plano Piloto.

Links externos

www.setur.df.gov.br
http://visitebrasilia.com.br

Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Comente aqui

Pergunta de Segurança (CAPTCHA) *

    Destinos mais procurados

  1. Saiba aqui o que Buenos Aires tem de “tan querida”
  2. Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) – New York
  3. Dicas de como preparar sua bagagem de mão em uma viagem internacional de longa duração
  4. Conheça a cidade de Londres
  5. Fortaleza, Ceará
  6. Lugares para curtir a neve em Julho