Viagem para Florianópolis

A cidade de Florianópolis está sempre de braços abertos para receber aqueles que a visitam. Dotada de uma grande hospitalidade em estrutura e no acolhimento de seu povo, Floripa irá receber a todos com suas belas praias, lagoas, variedade de entretenimento e patrimônios culturais e históricos.

Floripa possui cerca de 100 praias e elas são de todos os tipos: praias de águas quentes, calmas, praias de mar aberto e aquelas que os surfistas tanto adoram, as com grandes ondas para a prática de surfe.

A ilha possui uma grande diversidade: vilas bucólicas, mansões milionárias e conversíveis em Jurerê Internacional, centro histórico, praias agitadas e desertas e muito mais. Definitivamente um destino perfeito para você conhecer em suas próximas férias. O povo florianopolitano estará esperando por você.

Onde fica

A cidade de Florianópolis, de colonização açoriana, é a capital do Estado de Santa Catarina, região Sul do Brasil. A maior parte de seu território constitui uma ilha e é interligada à sua outra pequena porção continental, pela Ponte Pedro Ivo Campos.

Florianopolis 2
Como chegar

Dependendo da cidade e estado em que você mora, é possível sim chegar até Florianópolis de carro, principalmente se pretende fazer um roteiro terrestre e parar em algumas praias pelo caminho. Entretanto, se seu desejo é dedicar todos os seus dias a essa cidade que possui muitos atrativos e uma elevada qualidade de vida, recomendo fortemente que você pegue um avião e voe para Floripa.

A cidade de Florianópolis é servida por uma grande quantidade de voos comerciais que partem de muitas cidades do Brasil. A partir do Rio de Janeiro, voos diretos levam aproximadamente 1:45h de viagem e a partir de São Paulo, as viagens duram um pouco menos, cerca de 1:20h.

O importante é ficar sempre atento à promoções de passagens aéreas para Florianópolis e aproveitar as oportunidades. Principalmente com saídas de São Paulo, às vezes é possível encontrar boas tarifas. Se ficou curioso e quer saber quanto custa uma passagem para Florianópolis, acesse o site da Zupper Viagens ou ligue para um de nossos consultores.

O aeroporto que serve a cidade de Floripa está localizado na parte da ilha, região de Carianos. Chama-se Aeroporto Internacional Hercílio Luz e é representado pela sigla FLN.

Florianopolis 3
Clima

É possível visitar a cidade de Florianópolis o ano todo. Mas sem dúvida, o período preferido dos viajantes é o verão. Nesta época é possível aproveitar todas as praias em seu maior esplendor. O número de visitantes atinge o seu pico entre o mês de Dezembro e o período de Carnaval.

A temperatura no verão, pode superar os 37°C e no inverno, baixar até 7°C. A água fica mesmo muito fria nesse período. Você aproveita a vida da cidade, mas sem curtir muito o mar. Os meses de Janeiro à Março são também os mais chuvosos.

Florianopolis 4
O que ver e fazer

Florianópolis é um destino repleto de atrativos que poderá agradar a todo tipo de visitante. Surfistas que buscam altas ondas, casais que querem fazer uma viagem romântica, famílias que procuram curtir férias tranquilas e amigos que buscam uma trip de aventura.

Veja abaixo algumas das principais atrações da cidade.

Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição é um ponto muito visitado por turistas na cidade de Florianópolis, principalmente no verão. Aqui, visitantes e moradores se reúnem para aproveitar os bares, restaurantes especializados em frutos do mar e a vida noturna que agita a região cercada por águas calmas da lagoa.

Próximo ainda à lagoa, passando a ponte de pedra, está a Avenida das Rendeiras onde encontram-se as pequenas casas de madeira das rendeiras que ali nasceram e ainda vendem e expõem seus trabalhos feitos em rendas de bilro.

Por essa avenida é possível ver também moradores caminhando, correndo ou ainda praticando alguns esportes náuticos.

Gastronomia

Como a maior produtora de ostras no Brasil essa cidade possui uma gastronomia especializada em moluscos, frutos do mar e pescados. Em Ribeirão da Ilha existem ótimos restaurantes que servem moluscos, ostras e outros frutos em diferentes tipos de receitas. A cidade é uma grande referência nesse tipo de gastronomia.

Caminhos e Trilhas

Existem muitas trilhas para realizar trecking na cidade de Florianópolis, cerca de 30 delas. A maior parte faz você chegar a lindas praias. Existe a Trilha dos Naufragados, da Praia do Saquinho, Trilha Ecológica do Rio Vermelho, entre outras.

Centro histórico

A praça XV de Novembro é a principal praça do centro histórico de Florianópolis. Em frente a ela está a Catedral Metropolitana da cidade, em um dos lados o Museu Histórico de Santa Catarina que abriga o Memorial Cruz e Sousa e no lado oposto o Museu Victor Meirelles.

Ainda próximo a praça XV de Novembro, no lado oposto da Catedral está a Praça Fernando Machado onde encontra-se o Memorial Miramar, antigo ponto de encontro da elite intelectual de Floripa e onde o primeiro Mercado Municipal da cidade aconteceu.

É interessante observar também que ao redor dessa área existem ainda alguns antigos casarões que conservam o charme das construções do século XIX, como o Prédio da Alfândega.

Ponte Hercílio Luz

Esta era a ponte pênsil que interligava também a ilha de Florianópolis à parte continental. Porém, por questões estruturais, está desativada desde 1982. Mas ainda é sem dúvida um dos cartões postais da cidade, principalmente quando anoitece e ela fica toda iluminada sobre o mar, entre as baías sul e norte.

A ponte possui aproximadamente 820m de extensão e os melhores pontos para tirar boas fotos dela, são: a partir do Forte Santana, próximo ao Trapiche da Escuna e plataforma dos clubes de remo.

Sandboard

Se procura um pouco de aventura, então eu sugiro que você experimente o sandboard nas dunas de Florianópolis a caminho da Praia da Joaquina. Não se deixe intimidar pelo desafio, aposto que irá adorar!

Artesanato

Além das rendas de bilro produzidas e encontradas nos arredores da Lagoa da Conceição, existe outra peça de artesanato que muito representa a ilha de Floripa. É o boi de mamão, feito em cerâmica e pintado com cores fortes e vibrantes.

Boi de mamão é o nome dado a uma dança que faz parte do folclore de Florianópolis. É um tipo de representação teatral dançante em que o boi tem sua cabeça representada por um mamão pintado.

Praias

As praias são definitivamente os atrativos mais visitados e cobiçados de Floripa.

Praia da Joaquina, Praia Mole e Jurerê são as mais badaladas praias. As duas primeiras são o paraído dos surfistas, enquanto Jurerê Internacional é um centro de glamour com mansões fabulosas e até carros conversíveis circulando por lá.

Outras praias são a da Daniela (para famílias, estreita faixa de areia e mar calmo), Sambaqui (famosa pela criação de ostras e restaurantes de frutos do mar), Praia do Forte, Canasvieiras (com as mais quentes águas da ilha), Praia Brava (areia fofa e ondas altas para surfistas), Praia dos Ingleses (urbanizada, com hotéis e boa estrutura de comércio), Moçambique (a mais extensa de Florianópolis), Praia da Galheta (frequentada por naturistas), Armação (vila de pescadores, tranquila de uma parte e área dos surfistas da outra) e muitas mais.

Costão do Santinho Resort

Se você procura um tipo de hospedagem com mais estrutura e conforto, o Costão do Santinho é uma boa opção. Um resort com estrutura de lazer completa composto por piscinas, spa e recreação infantil, além de restaurantes e salas de convenções. Ele está localizado na Praia do Santinho, cerca de 37Km de distância do centro da cidade.

Eventos

Um dos grandes eventos que mobiliza a cidade no final do mês de Maio e início de Junho é a famosa prova de Triathlon Ironman. Ela acontece em algumas áreas da cidade, mas a grande estrutura é montada na região de Jurerê Internacional, em meio às majestosas casas que você encontra por ali. Os participantes chegam de todas as partes do mundo. Se você curte esporte, vale a pena conferir.

Outro importante evento da cidade é a Fenaostra que acontece no mês de outubro e celebra a ostra e a cultura colonizadora da cidade, a açoriana (Festa Nacional da Ostra e Cultura Açoriana). Acontece no Centro de Convenções CentroSul e a programação dura aproximadamente 10 dias.

Fortalezas

Na cidade de Florianópolis existem três fortalezas: Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, Fortaleza de São José da Ponta Grossa e Fortaleza de Santo Antônio de Ratones. Elas formam o antigo triângulo de defesa da cidade. Duas delas encontram-se em pequenas ilhotas e a outra, em uma das pontas da ilha de Florianópolis.

Passeios

Se quiser praticar mergulho com snorkel e máscara, a Ilha do Campeche é uma ótima opção. Os passeios partem da Praia da Armação e o percurso dura 30 minutos. Ela possui ainda algumas trilhas para se aventurar. Sem falar que o lugar é lindo. Coloque isso no Google Imagens e veja só as fotos!!!

Outros passeios de escuna também são grandes atrações da ilha. Eles passam pelas fortalezas, pela baía dos Golfinhos e outros pontos. Aliás, a grande atração desse último ponto é conseguir avistar algum dos golfinhos que vivem por ali.

Projeto Tamar

Existe uma sede desse projeto no sul do Brasil e ela fica na cidade de Florianópolis, na Barra da Lagoa. Ali você encontra alguns tanques com tartarugas marinhas e você pode visitá-la se quiser. É inclusive um passeio interessante para fazer com as crianças.

Arredores

Florianópolis pode ser também o ponto de partida para outras aventuras. Se estiver na cidade, com um carro alugado e alguns dias livres em seu roteiro, pense em visitar as cachoeiras, montanhas e canyons da Serra Catarinense.

Em alguns desses pontos, durante o inverno, você poderá ter a chance de ver a neve por alí, principalmente na cidade de São Joaquim. E no verão, tomar banhos de cacheira.

Você poderá também experimentar comidas típicas à base de pinhão, participar das rodas de chimarrão nos hotéis fazenda da região serrana e ainda visitar algumas vinícolas.

Já deu pra perceber que esse destino é mesmo tentador! Aproveite para programar suas próximas férias com uma visita a esse fasciante destino brasileiro. Você vai adorar!

Links externos

www.visitefloripa.com.br

Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Comente aqui

Pergunta de Segurança (CAPTCHA) *

    Destinos mais procurados

  1. Saiba aqui o que Buenos Aires tem de “tan querida”
  2. Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) – New York
  3. Dicas de como preparar sua bagagem de mão em uma viagem internacional de longa duração
  4. Conheça a cidade de Londres
  5. Lugares para curtir a neve em Julho
  6. Fortaleza, Ceará